Eco Cidadão realiza oficina com idosos do PSF/Lagomar

23/07/2009 10:07:21 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Na quarta-feira (22), o Programa Eco Cidadão realizou mais uma ação do projeto Cultivar plantas - cultivar paz. A oficina foi dirigida aos idosos atendidos pelo Programa de Saúde da Família (PSF) do Lagomar, que participam do projeto, em parceria com IPES,(Peru) RUAF (Holanda), IDRC, (Canadá) ,Purac Sínteses e Prefeitura de Macaé.

A oficina abordou temas relacionados à limpeza urbana, produção agroalimentar urbana, educação para o consumo alimentar, economia solidária, cidadania participativa, direitos humanos e cultura de paz.

Os beneficiários aprenderam sobre a importância da adoção de hábitos alimentares saudáveis, propriedades de hortaliças e plantas medicinais, relação entre qualidade de vida e qualidade ambiental. Também teve destaque na oficina a atividade de produção de objetos, através da reutilização de materiais, com o objetivo de estimular o interesse pela arte e criatividade, de acordo com os princípios de uma lógica sustentável.

De acordo, com a coordenadora do Programa Eco Cidadão, Marielza Horta, ”as atividades promovem igualdade de oportunidades, autonomia e participação, a convivência solidária, despertando a consciência crítica e cidadã. O trabalho desenvolvido tem o propósito de educar, formar, informar e gerar valores humanos e sociais, contribuindo para a transformação social possível e alcançável”

No encerramento da oficina foram distribuídos kits de receitas práticas, econômicas e nutritivas, sementes, mudas e cartilhas. Foi servido um lanche, visando estimular o consumo integral de alimentos e cuidados com a manipulação e higiene.

Projeto Cultivar plantas – cultivar paz visa resgatar espaços ociosos em quintais, incentivando o cultivo de hortas e jardins produtivos, além de estimular o consumo e produção de alimentos orgânicos.

A iniciativa participa do projeto Amigos da Escola, promovido pela Rede Globo, que vem conquistando vários prêmios internacionais. Recentemente, foi escolhida pela Prefeitura de Dubai e ONU como uma das 100 Melhores Práticas Globais.