Eco-ponto de recolhimento de pneus imprestáveis será inaugurado em julho

25/06/2009 14:28:49 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

A intenção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo é criar outros pontos nos bairros do município

A prefeitura de Macaé inaugura em julho, o Eco-ponto central que será utilizado para recolhimento de pneus imprestáveis, dentro do projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo. De acordo com o secretário Maxwell Vaz, um galpão, localizado ao lado da nova Delegacia Legal, na Avenida Presidente Sodré, está sendo preparado especialmente para essa finalidade.

De acordo com Vaz, uma equipe da secretária trabalha diariamente para colocar o telhado do galpão.
- A nossa política será instalar Eco-pontos em outros bairros de Macaé. Queremos implantar a coleta seletiva. Esse projeto já está sendo elaborado pelos nossos técnicos, ressaltou.
Ele acrescenta ainda, que o projeto visa se basear nós três Rs (reciclar, reduzir e reaproveitar). O secretário informa que o trabalho realizado no novo galpão destinado aos pneus imprestáveis, será o de implementar uma mentalidade de total reaproveitamento dos pneus.

Além de servir de modelo para outras cidades, o programa de recolhimento de pneus de Macaé, que já funciona há dois anos, foi elogiado pela Secretaria Estadual de Saúde e até do Ministério da Saúde, pelo fato de contribuir no combate ao mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue), entre outros vetores. O coordenador de resíduos da Semmaurb, Maurício Passeado, conta que com essa quantidade recolhida de matéria-prima, na ordem de 880 toneladas desde que começou, o município está preparado para receber uma usina de beneficiamento, gerando receita e emprego para o município.

O objetivo principal do programa é retirar totalmente os pneus do meio ambiente, evitando a poluição de rios, bueiros e canais. O programa faz parte de um convênio de cooperação mútua entre a prefeitura e a Associação Nacional de Indústria de Pneumático (Anip) e conta com a parceria das secretarias de Serviços Públicos (Semusp) e de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

- Os pneus são recolhidos duas vezes por semana pela secretaria Executiva de Meio Ambiente, em 62 pontos da cidade, entre borracheiros e revendedores. Em seguida, a prefeitura leva esse material para a Central de Triagem localizada provisoriamente no bairro de Virgem Santa, completa Maurício.

Para o gerente de uma borracharia localizada no centro de Macaé, Emerson Barcelos, a parceira da secretaria foi muito boa, pois contribui com a preservação do meio ambiente.

- É muito importante que esse programa tenha incentivos, afinal, os pneus são imprestáveis e devem ter o seu destino correto, para não prejudicar a natureza, frisou.

Destino dos pneus- A utilização de pneus imprestáveis vem crescendo a cada dia no país e pode ser vistos em diversos produtos, como asfaltos, tapetes adesivos, solado de sapatos e isolamento térmico e acústico.