Educação à Distância: mais 400 vagas para cursos para profissionais de educação

16/02/2009 11:38:28 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Secretária se reuniu com equipe em Brasília

A coordenadora geral de Sistemas da Diretoria de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional do Ministério da Educação, Magaly Liliane, anunciou em audiência com a secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, que vai abrir mais 400 vagas no segundo semestre para os diretores e vice-diretores que possuem nível superior e desejarem fazer o curso de especialização gratuito do Governo Federal on line.

Desde outubro, 338 diretores e vices estão fazendo o curso on line de 400 horas ministrado pelas universidades. Desses, cinco são de Macaé. "A prioridade das vagas são para as escolas com baixo Ideb", destacou.

Marilena Garcia falou sobre as duas metas da educação de Macaé para este ano que contempla os cursos para os profissionais da educação. "Serão implantados os cursos de Pós-graduação em Gestão Democrática e Participativa na Educação para os Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos, Diretores e Supervisores Escolares; e a Especialização em Alfabetização para o Professor Alfabetizador", comentou.

Magaly parabenizou a iniciativa do município e conversou com Marilena Garcia sobre os programas federais que formam os gestores escolares das escolas públicas da Educação Básica em cursos de especialização e de atualização em gestão escolar. "Todos os cursos são ministrados em parceria com 27 universidades federais. Além da gestão fazemos a inclusão digital".

A coordenadora disse que está sendo feito o levantamento da demanda para o lançamento do Pró-Gestão, que irá atender os gestores escolares que não possuem formação de nível superior. Outro lançamento vai ser a especialização para os coordenadores pedagógicos. O projeto piloto do curso será iniciado em outubro.

Os cursos este ano também terão novas turmas para os Conselhos Escolares. "Vamos capacitar um técnico da secretaria para formar os conselheiros. Queremos incentivar os municípios porque a maioria não possui Conselhos".

Escolas receberão software de gestão escolar do Governo Federal

Um sistema informatizado em todas as escolas do país com software livre e modular de gestão escolar. É o que o governo federal irá implantar no próximo ano. De acordo com Magaly, a idéia do projeto piloto 2009 deste software é oferecer alternativas de adaptação do que a escola julgar necessário e reduzir ao máximo o custo com manutenção.

"Qualquer técnico vai saber fazer a manutenção. Vamos implantar no país em 2010. Vai facilitar o trabalho de todos, do censo, vai controlar todas as matrículas e transferências e diminuir os gastos nas secretarias", concluiu Magaly.