Educação abre inscrições para workshop “Como cuidar da voz”

29/10/2009 15:47:34 - Jornalista: Joice Trindade

Estão abertas as inscrições para o worshop “Como cuidar da voz”. A programação - voltada para profissionais da rede municipal de ensino de Macaé - vai acontecer no auditório do Ginásio Maurício Bittencourt no próximo dia 25, às 14h e às 17h.Os interessados podem se inscrever até o dia 24, das 8h às 17h, na subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura e Esporte. Ao todo estão sendo oferecidas 140 vagas.

O evento, desenvolvido pela secretaria de Educação (Semed) em parceria com o Centro Municipal de Apoio ao Escolar (Cemeaes), tem o objetivo de destacar a importância do cuidado com a voz. A oficina será ministrada pelas fonoaudiólogas do Cemeaes Cristiane Victor Teixeira, Deise Lourenço Paranhos e Thaís de Oliveira e Silva Coimbra.

De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a proposta é apresentar que os distúrbios da linguagem são do interesse da fonoaudiologia, como também o modo de comunicação sadio e eficaz.

Durante a programação, os participantes terão acesso a informações sobre como utilizar melhor a voz em sala de aula. A coordenação do evento aponta que um dos momentos de destaque do workshop será a etapa de exercícios como aquecimento e desaquecimento vocal, relaxamento e respiração para as cordas vocais.

Programação-

No worshop “ Como cuidar da sua voz” os profissionais da educação terão a oportunidade de fazer parte de dinâmicas e saber mais a respeito sobre os descuidos cometidos contra a voz, como ingestão de bebidas alcoólicas, uso de cigarro e excesso de cafeína.

"Esta palestra visa despertar a importância da voz do professor como o maior instrumento de trabalho", explicou a subsecretária. Ela também observou que as dicas que serão repassadas pelos fonoaudiólogos participantes vão contribuir com a redução da incidência de doenças da voz.“A intenção é melhorar o desempenho em sala de aula", disse Conceição de Maria.

Conceição de Maria frisou que a Semed investe no aperfeiçoamento dos profissionais da rede municipal, o que significa investir em formação continuada e em ações de promoção da saúde. “ Com oficinas como estas, a intenção é levar melhoras consideráveis no desempenho dos professores . Desta forma também será despertada nos alunos a consciência no sentido de diminuírem os ruídos para auxiliar aos professores na condução das aulas. Com isso, os alunos também serão beneficiados , pois percebendo como os professores usam bem a voz, eles também vão aprender também a usar a deles adequadamente", declarou . As inscrições devem ser feitas com Dirce ou Sônia.