educacao anuncia acoes em reuniao com representantes das escolas

31/01/2018 15:32:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Ações fazem parte do plano de metas para 2018 e 2019

Todas as escolas da rede pública municipal de Macaé devem estar conectadas à Internet ainda este ano, incluindo áreas da região serrana. Além disso, novos cursos gratuitos serão oferecidos aos profissionais de ensino e os alunos terão oportunidade de estudar mais perto de casa com a inauguração de novas escolas. Estas e outras ações fazem parte do plano de metas para 2018 e 2019 implementado pela Secretaria Municipal de Educação e discutido com diretores, coordenadores e outros profissionais da rede, nesta quarta-feira (31), na Cidade Universitária.

A reunião aconteceu no Auditório Claudio Ulpiano que ficou lotado. O secretário Guto Garcia explicou que a Internet vai facilitar e agilizar o trabalho desenvolvido nas escolas que, atualmente, não têm acesso ao mundo web. Para levar a Internet a todas as escolas, a Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, está à frente desse desafio. O secretário Carlos Antônio Pinheiro Santos esteve na reunião e falou que os estudos de viabilidade técnica estão sendo elaborados para levar Internet até a pontos difíceis na serra macaense.

Outra ação, segundo Guto, é que o município está construindo escolas para que os alunos estudem perto de casa e também para reduzir os gastos públicos com transporte escolar. Ele falou ainda sobre a importância do primeiro Festival de Literatura e Cultura (Flicmac), realizado no fim de 2017, que deve ser ampliado com novidades, e que os professores devem informar aos alunos do 6º ao 9º anos que o município oferece, gratuitamente, cursos de Inglês e Espanhol no Centro Municipal de Idiomas (CMI), cujas aulas acontecem no Cetep.

O secretário anunciou também o próximo encontro, que será realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, na Cidade Universitária, quando as escolas vão compartilhar projetos e ideias.

- Os profissionais das escolas são fundamentais para a qualidade do ensino da rede e cada um desenvolve ações importantes que devem ser compartilhadas -, observou. Ele enfatizou que os professores e orientadores pedagógicos devem ensinar os alunos a estudarem em casa para aprenderem o conteúdo que foi dado em sala de aula. Guto disse que dará um curso no Cetep voltado para os orientadores pedagógicos sobre técnicas de estudo.


Fotos Relacionadas