Educação capacita monitores e motoristas do transporte escolar

29/10/2019 12:09:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Cerca de 200 profissionais participaram de treinamento

A Secretaria Municipal de Educação realizou treinamento, na manhã desta segunda-feira (28), com cerca de 200 profissionais, entre monitores e motoristas que trabalham diariamente nas vans e ônibus que fazem o transporte escolar de alunos da rede pública municipal de ensino. A capacitação aconteceu no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e foi realizada pelo coordenador de Transportes da secretaria, Cristiano Amado, junto com a assessora jurídica da Educação, a advogada Michele Cabral de Macedo.

“Nossa prioridade é sempre o melhor atendimento aos alunos e, para isto, as equipes que lidam diariamente com as crianças e adolescentes precisam estar qualificadas. Oferecemos capacitação gratuita e permanente aos profissionais da Educação. O cuidado é maior com os monitores e motoristas porque têm a responsabilidade enorme de transportar alunos todos os dias, ou seja, eles lidam o tempo todo com a vida dos nossos alunos”, destacou o secretário Guto Garcia.

Cristiano e Michele reforçaram o cuidado que a categoria deve ter no transporte dos alunos, a responsabilidade do trabalho que realizam e que sempre redobrem a atenção. A advogada falou a respeito de algumas questões jurídicas para o bom andamento do serviço e solicitou a colaboração dos motoristas no apoio ao trabalho dos monitores, sempre que possível, em forma de parceria. “Espero que vocês levem daqui deste encontro que o trabalho de vocês é feito com parceria entre monitores e motoristas e entre vocês e a Secretaria de Educação”, enfatizou a advogada. “Vocês são muito importantes atuando neste trabalho que realizam muito bem”, disse Cristiano.

Desde 2017 os monitores e motoristas do transporte escolar do município participam de cursos gratuitos oferecidos pela Educação a fim de que conheçam o funcionamento do transporte escolar, as atribuições da função, a legislação específica, a importância do transporte escolar para a Educação. Eles também já participaram de cursos com conteúdos de primeiros socorros a vítimas em caso de acidente de trânsito e outras operações necessárias durante os trajetos de casa-escola-casa.

Entre as funções dos monitores está o auxílio no embarque e desembarque de alunos, orientação para o uso adequado de equipamentos do veículo, receber e guardar o material escolar, controlar o acesso e o diálogo com os condutores, informar sobre a importância de conservar o veículo utilizado. Além disso, também são avaliadas, de forma permanente, as competências pessoais do monitor e as suas habilidades técnicas para o desempenho das funções.

O município de Macaé regulamenta e fiscaliza o transporte escolar por meio da Lei nº. 2.779/2006 e uma das obrigações é que o motorista mantenha atualizado o curso especializado de transporte de passageiro ou escolar.


Fotos Relacionadas