Educação: começa sábado os cursos de Técnicas de Construção Civil para mulheres

04/05/2010 15:57:41 - Jornalista: Fernanda Lisboa

Começam no próximo sábado (8), as aulas do curso de Técnicas de Construção Civil para mulheres, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, através do projeto “Mão na Massa” desenvolvido no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP). O curso será ministrado e coordenado por duas engenheiras civis mulheres.

As aulas são gratuitas e acontecerão aos sábados, das 8h às 17h, na sede do CETEP, localizado a Rua Alfredo Backer, 363, no Centro. Cerca de 60 pessoas já estão inscritas, mas os interessados ainda podem efetuar sua inscrição no CETEP.

As aulas teóricas serão ministradas pela professora a engenheira civil Luciane Duarte Tavares, que também é professora do curso de Construção Civil do Instituto Federal Fluminense (IFF). Já as aulas práticas serão dadas pelo mestre de obras, Ivanildo Pereira Givigi. “As aulas vão acontecer aos sábados, para que as pessoas com outros compromissos durante a semana possam fazer. A equipe de professores está muito otimista e já preparou todo o material para dar início ao curso”, destacou a coordenadora do curso, a engenheira civil e mestre, Valeska Secchin Maciel.

Este curso, idealizado pela secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, terá a duração de quatro meses, com uma carga horária de 120h, divididas em aulas teóricas e práticas. “Nosso objetivo é qualificar profissionais, principalmente mulheres, para realizar serviços de acabamento de superfícies no ramo de construção civil e suprir a carência existente no mercado. A inserção da mulher no mercado de trabalho, também se faz necessária, já que a própria legislação impõe que as empresas contratem um número mínimo de mulheres para trabalhar, então temos que qualificá-las em todas as áreas”, explicou Marilena.

As aulas teóricas acontecerão de forma expositiva e dialogada, com auxilio de projetor de vídeo e quadro negro. As práticas contarão com a participação direta das alunas na realização das obras.

O conteúdo programático vai contar com os seguintes temas: construindo uma casa; preparação do terreno; cabos, quadro de luz, tomadas e materiais elétricos em geral; a fundação; alvenaria; chapisco; revestimento; embolso; reboco; lajes; laje de cobertura; instalações; argamassa; pisos, cerâmicas e azulejos; granitos e pedras; ladrilho/azulejo; rejuntamento; pintura de parede; características fundamentais de uma boa tinta; para que usamos a tinta sobre alvenaria, acessórios para tinta; preparação de superfície; alvenaria comum e alvenaria especial.