Educação de Jovens e Adultos está com cadastro aberto

23/02/2015 12:00:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) continua sendo prioridade no município. A modalidade atende quem não teve acesso aos estudos ou teve a escolarização interrompida. A EJA é ministrada em 25 escolas da rede municipal, oferece os seguintes ciclos: multisseriada, ciclo I (alfabetização), ciclo II (2º e 3º ano), ciclo III (4º e 5º ano), ciclo IV (6º e 7º ano) e V (8º e 9º ano). Os interessados que ainda não se matricularam podem se cadastrar no setor de Pré-Matrícula, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro. O atendimento é de 8h às 17h.

Além disso, o ensino municipal também está com inscrições abertas para o período diurno da Educação de Jovens e Adultos no Colégio Municipal Elza Ibrahim (Ajuda). Estão sendo oferecidas 30 vagas para os ciclos iniciais I, II e III (1º ao 5º ano). O curso diurno vai atender em sua maior parte, pais e responsáveis pelos alunos da unidade, que solicitaram as aulas para acompanhar os estudos dos filhos, e concluir o Ensino Fundamental.

De acordo com coordenadora da EJA na rede municipal, Luzia Helena Silveira, este ano os alunos vão se envolver em projetos específicos voltados para formação integral e cidadania. Além disso, a equipe pedagógica da modalidade irá participar de cursos de formação e definir estratégias para ampliar os horizontes e áreas de conhecimento dos participantes. A EJA recebe um público diverso, que sente necessidade de aprender a assinar o próprio nome, a ler, e auxiliar os filhos nas atividades do cotidiano escolar.

No ano letivo de 2014, a rede municipal beneficiou 2.750 alunos em 111 turmas. O Governo Municipal abrange, conforme a legislação, alunos com idade de 15 anos completos para estudar a modalidade do Ensino Fundamental até o dia 31 de março. Já os adolescentes com idades inferiores às estabelecidas devem frequentar as escolas regulares, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos.