Educação define ações para melhoria da aprendizagem

12/06/2015 10:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Estão sendo definidas aulas de reforço nas disciplinas de Português e Matemática para alunos do 5º e 9º ano

Dentro da meta “Unidos pela aprendizagem”, a rede municipal de ensino promove encontros e desenvolve estratégias pedagógicas, que visam à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para isso, a subsecretaria de Ensino Fundamental, por meio das coordenações pedagógicas, realiza reuniões e encontros específicos periódicos com especialistas na sede da Secretaria de Educação e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). A intenção é destacar ferramentas e novos conhecimentos que podem contribuir com a atuação dos professores em sala de aula.

Com o objetivo de destacar melhor orientação sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação está trabalhando em parceria com a coordenação pedagógica do Ensino Fundamental na elaboração de um link que vai abranger materiais de apoio pela aplicação à Prova Brasil, com abordagens das disciplinas de Português, Matemática e Ciências.

O link vai apresentar textos dirigidos, além de referências e recursos, que podem contribuir com o dia a dia na sala de aula. O trabalho foi idealizado por meio de um planejamento estratégico, que visa mobilizar e sensibilizar os profissionais que atuam no Ensino Fundamental quanto à importância da qualidade do ensino e do processo de avaliação indicativa do Ideb.

De acordo com o Secretário de Educação, Guto Garcia, todo trabalho que está sendo executado visa atingir as metas da pasta. Uma delas é o avanço no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para isso, já estão sendo definidas aulas de reforço nas disciplinas de Português e Matemática para alunos do 5º e 9º ano. Também está em fase de finalização, a elaboração de apostilas das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática referente à Prova Brasil para alunos do 5º e 9º ano. “A proposta da secretaria não é apenas investir na formação do professor, mas no avanço e desenvolvimento do ensino do aluno”, disse.

Também referente a avaliações, foi decidido que uma das notas do 4º bimestre de Português e Matemática será a nota da Prova Brasil. A avaliação Saerjinho também servirá como média para os três primeiros bimestres de aplicação da prova. Diante da participação em provas e avaliações, será promovido no mês de outubro a entrega da medalha “Darcy Ribeiro”, que vai homenagear escolas, alunos e profissionais que se destacaram nos anos letivos de 2014 e 2015.

Mais encontros - Além disso, para reforçar as atividades em Macaé, representantes da equipe pedagógica participarão na segunda quinzena deste mês de uma visita técnica à Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o grupo da Subsecretaria de Ensino Fundamental será recebido pela Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro, Helena Bomeny. O objetivo do encontro é compartilhar experiências de formação continuada.