Educação: deputado federal participa de formatura na Cidade Universitária

30/09/2009 09:39:57 - Jornalista: Waleska Freire

O deputado federal Jorge Bittar (PT), e secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, participa nesta quarta-feira (30), de uma agenda política em Macaé. O deputado é um dos principais criadores do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), cujo projeto de qualificação profissional é executado pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) da Secretaria Municipal de Educação, que conclui a formação de 5740 jovens, às 19h, na Cidade Universitária. O evento vai contar com a presença do gerente geral da Bacia de Campos, José Airton Lacerda.

O deputado chega ás 13h e tem um encontro com militantes do PT durante um almoço. Em seguida, ele se reúne com o secretário municipal de Habitação, José Cabral da Silveira. Às 16h30, Bittar visita o Residencial Morada das Rosas, primeiro condomínio de mulheres chefes de família do país, na Ajuda. Às 17h, o deputado vai à sede do Cetep, na Rua Alfredo Backer, Centro. Às 19h, a agenda de compromissos termina na formatura da Educação, na Cidade Universitária.

Com três meses para o fim do prazo de cumprimento do convênio entre a Prefeitura de Macaé e a Petrobras, a Secretaria Municipal de Educação atingiu a meta dos 5740 formandos estabelecidos no convênio do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Prodesmar. Esta é a quarta formatura do Cetep. De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, esse é um momento de orgulho.

- Acreditando que Macaé necessitava de sólidas parcerias com os governos municipal, estadual, federal e com a Petrobras para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis, procurei o deputado Jorge Bittar, em Brasília, em maio de 2007. A partir daí, começamos a construir o Prodesmar. Iniciamos o conceito de um novo modelo político baseado numa relação de aliança entre poder público e privado. No dia 13 de julho de 2007, na sede da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), foi realizada a primeira reunião do Prodesmar. Em agosto de 2008, o Cetep começou a executar o convênio e agora a primeira missão está cumprida. Estamos no processo de renovação deste convênio com a Petrobras. Essa etapa foi vencida, mas estamos prontos para muitas outras. Queremos novos desafios”, diz Marilena Garcia.

O Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos prevê a implantação de 54 cursos em diversas áreas com o objetivo de profissionalizar as pessoas em setores não ligados ao petróleo, ampliando ainda mais o mercado regional. Hoje, o Cetep conta com pólos e diversos parceiros empresariais e institucionais que contribuíram para o cumprimento da meta.

Além dos convênios assinados, as reuniões do Prodesmar realizadas no ano de 2007 foram marcadas por duas conquistas: a incorporação de Macaé no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça e a luta para conseguir junto ao governo Federal a inclusão de Macaé no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).