Educação e Saúde : teatro que destaca dengue é apresentado nas escolas

09/12/2013 16:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

O combate à dengue em Macaé também está sendo tratado de forma educativa e lúdica na rede municipal de ensino. Para isso, um teatro está sendo apresentado pela Divisão de Educação e Saúde, com o apoio do Programa Saúde na Escola (PSE). A peça que é levada para a rede municipal de ensino, destaca a história de duas crianças e a prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, um dos personagens que mais atrai a atenção dos alunos.

Na oportunidade, os profissionais do PSE divulgam informações e distribuem materiais de orientações, que podem ser utilizados nas salas de aula e levados para as moradias dos estudantes, como por exemplo, atenção especial a qualquer recipiente que possa acumular água e, consequentemente, atrair o mosquito da dengue.

O cronograma do trabalho visa sensibilizar os estudantes e professores, quanto às principais orientações de prevenção. A intenção é atender alunos das modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental, prioritariamente das escolas municipais situadas em bairros como Nova Holanda, Malvinas, Novo Cajueiros e Costa do Sol.

Programação

Nesta segunda-feira (9), o teatro se apresentou no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, Escola Municipal de Educação Infantil Christos Jean Kousolas e Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria das Graças da Silva Ribeiro.

Já nesta terça-feira (10), o teatro será apresentado às 9h e 16h, na Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino Teixeira; e às 10h30 e 15h30, será no Colégio Municipal Eraldo Mussi. Outra unidade que deve ser visitada é a Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, em data que ainda será divulgada.

Para a diretora-adjunta da Escola Municipal de Educação Infantil Wanderley Quintino Teixeira, Josenilda Laurindo, esta ação vai reforçar o trabalho dos professores. “ Os alunos ficam comentando sobre as orientações. O melhor é que eles levam as informações para os familiares”, disse.

De acordo com o coordenador do PSE, Ricardo Mourão, esta ação cumpre a determinação do governo municipal de multiplicar informações quanto à dengue, para que crianças e adultos tenham conhecimento dos cuidados quanto ao aparecimento do foco do mosquito.

Além das Secretarias de Saúde e Educação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está realizando mutirão de visitas domiciliares. O objetivo é intensificar a mobilização dos moradores contra os depósitos de água parada nestes meses de chuvas e de calor.

Segundo o subecretário de Saúde, Michael Haddad, a intenção é evitar um surto do sorotipo 3 da dengue entre os meses de fevereiro a maio, que pode atingir as crianças menores de cinco anos, não imunes a esse sorotipo.

PSE - Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, O objetivo do Programa Saúde na Escola (PSE) é o desenvolvimento das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde dos estudantes.” Em Macaé, 8.890 estudantes da rede municipal de ensino são contemplados. Os alunos são alunos das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA”, lembrou.

Para execução das atividades, o programa conta com ação integrada das equipes do Estratégia Saúde Família, Coordenadoria de Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Centro de Referência do Adolescente (CRA), Divisão de Educação e Saúde, Coordenadoria Extraordinária de Políticas Sobre Drogas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Subsecretaria da Infância e Juventude, além de equipes da Saúde na Escola e Nutrição.