Educação expande cursos de qualificação na Serra

14/05/2010 18:30:55 - Jornalista: Fernanda Lisboa

A Secretaria Municipal de Educação está intensificando a oferta de cursos de qualificação profissional do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) na região serrana. A secretária Municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que o próximo distrito a ser beneficiado com uma grade de cursos será o Sana.

No distrito de Córrego do Ouro, 50 alunos estão frequentando o curso de Informática Básica, e 10 estão na fila de espera para a próxima turma. O curso está sendo ministrado na Lan House Pública do Macaé Facilita, uma parceria entre a Educação, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia.

Em Córrego do Ouro, as inscrições estão abertas para os cursos de Primeiros Socorros, Saúde Ocupacional, Auxiliar Administrativo e Almoxarifado. E nos próximos dias, começam as aulas do curso de Eletricidade Residencial, onde 50 alunos já estão inscritos.

No distrito de Glicério, as aulas do curso de Auxiliar Administrativo acontecem na Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga com cerca de 40 alunos. Nessa unidade ainda estão abertas inscrições para os cursos de Inglês, Espanhol, Informática e Primeiros Socorros.

No Frade, as aulas de Informática Básica são ministradas na lan house da Escola de Informática Municipal do Frade, da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Na Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello, na mesma localidade, as inscrições estão abertas para o curso de Inglês.

Na Cabeceira do Sana, em parceria com a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Cabeceira do Sana a Educação através do Cetep, está sendo implantando o curso de Inglês. No Sana, nas instalações do Macaé Facilita, 30 inscrições já foram feitas para o curso de Auxiliar Administrativo que será iniciado nos próximos dias.

“É bom participar desse processo de qualificação profissional dos moradores daqui de Córrego do Ouro. Tudo que for benéfico para a comunidade estaremos apoiando”, disse a coordenadora do Macaé Facilita da comunidade de Córrego do Ouro, Lília Oliveira.

A dona de casa, Zilanda Araújo, de 33 anos, contou que esse já é o segundo curso que ela está fazendo pelo Cetep na região. “Sou daqui de Córrego do Ouro e pra mim ficaria difícil ir para o centro, já que tenho filhos. Aqui posso me qualificar sem prejudicar minha vida familiar. Já fiz o curso de Auxiliar de Saúde Bucal e agora estou fazendo de informática e quantos mais vier estarei inserida”, declarou a aluna.

De acordo com a diretora presidente do Cetep, Waleska Freire, o distrito do Sana, também será beneficiado com cursos nas áreas: Ambiental, Turismo e Conversação de Idiomas. “Fomos a cada distrito saber das suas necessidades. No Sana, por ser um ponto turístico ambiental, estaremos trazendo os cursos solicitados pela comunidade. O setor de planejamento já iniciou a elaboração das propostas de cursos que atendem a demanda do local”, destacou.

Para se inscrever em qualquer curso o aluno deve ter idade maior que 16 anos, munido de Xerox de Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Declaração Escolar, comprovante de residência e uma foto 3x4.