Educação infantil: Barra de Macaé ganha nova escola

18/12/2017 20:34:00 - Jornalista: Joice Trindade e Waleska Freire

Foto: Guga Malheiros

A nova escola funciona no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo

A rede municipal de ensino amplia atendimento com a inauguração de mais uma escola. Foi inaugurada no fim da tarde desta segunda-feira, dia 18, na Barra de Macaé, mais uma unidade de educação infantil, que amplia em 600 vagas a oferta no ano letivo de 2018. A nova escola funciona no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, que recebeu alunos, professores, comunidade e convidados no momento de entrega, conduzido pelo prefeito de Macaé, Dr Aluizio.

Enfatizando a importância de investimentos em educação, o prefeito destacou que a abertura da escola nas dependências de um estádio, que recebe diversos campeonatos e times de todo país, reforça a nova filosofia de contribuir com o ensino municipal e oferecer mais um espaço escolar para a população.

Com o nome Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Juventino da Silva Pacheco, o local foi adaptado com salas de aula mais amplas e espaço externo para melhor integrar as crianças com.idades entre dois e cinco anos. Com 13 salas de aula, uma secretaria, salas para diretoria, de recursos, de professores e de leitura, a unidade também conta com auditório para reuniões, cozinha, amplo refeitório, parquinho e banheiros para funcionários e alunos, com acessibilidade e adaptação para crianças com necessidades especiais.

A solenidade de inauguração contou com a presença de familiares de Juventino Pacheco, professores, equipe gestora e representantes da Secretaria de Educação. Estavam presentes na cerimônia secretários municipais, o vice prefeito Vandré Guimarães, os vereadores Julio César, Alan Mansur e Marcio Bittencourt.

A abertura foi feita pela banda da Secretaria de Educação, em seguida os alunos da escola fizeram uma apresentação e houve as bênçãos do pastor Walber e do Padre Gleison. A diretora Luiziane Lusitano agradeceu a equipe e disse que o novo espaço vai garantir uma educação de qualidade para todos. Ela homenageou a ex diretora Neuza Tinoco e citou todos os envolvidos na construção da conquista.

Representando a família do homenageado com o nome da escola, estiveram Túlio Marcos Franco Pacheco com sua esposa Mirian Benjamim, filhos Joanna Benjamin e Marcos Tulio, netas Maria Vitoria e Maria Valentina. Túlio entregou uma relíquia para a diretora da escola e agradeceu em nome da família. "Nas mãos de vocês está a chave do saber que dignifica o homem. Estivemos na inauguração de 1970 e hoje estamos aqui com muita honra, eu como neto, os bisnetos e tataranetos."

O secretário municipal de Educação, Guto Garcia, disse que a Barra se torna um complexo educacional com mais uma escola que irá atender toda a demanda local com essas 600 novas vagas e destacou as novas inaugurações. "Bem próximo temos as escolas municipais Samuel Brust, Juventino Pacheco, Ciep Leonel Brizola, Wolfango, Neuza Brizola e a Escola Estadual Vanilde. Agora a Barra se torna um polo educacional. Amanhã, às 10h, será inaugurada a Escola Municipal Zélia de Souza Aguiar, nas Malvinas. O espaço fica na Rua Maria José Mahon Santos. Essa escola irá atender uma demanda de 200 alunos, com idades entre 2 e 3 anos."

Ainda segundo o secretário Guto, Macaé se destaca atendendo integralmente crianças na faixa de três e quatro anos, antecipando, assim, a meta do Governo Federal, que determina aos municípios o atendimento de todas as crianças na faixa etária de dois a cinco anos até o ano de 2021. "Para o próximo ano letivo serão inauguradas escolas municipais nos bairros Botafogo, Visconde, Miramar e Lagomar."

O prefeito, Dr Aluizio, abriu o discurso dizendo que agora o Estádio terá um "clássico" todos os dias, independente dos jogos de futebol. "As crianças irão transformar esse espaço e utilizar muito bem toda essa estrutura. A educação é organizada pelos profissionais da Educação. Nossa gratidão à todos através da secretária adjunta Leila Clemente, exemplo de perseverança e dedicação dos profissionais da educação. É preciso lutar pelos que precisam da gente e conquistar para quem precisa. Agradecer a todos que acreditaram nessa possibilidade de tornar essa escola em realidade. A educação é o que fica para vida toda. Temos que investir em espaços para as crianças."

Felizes, as mães comemoraram o novo espaço escolar. Joseane Sales Barreto, moradora do Barreto, mãe de Lara Letícia Sales, de 5 anos, disse que ficaram lindas as salas novas e que a filha estava muita entusiasmada. Erika de Freitas, moradora da Barra, mãe de Matheus Anchieta, 5 anos, e Cristiane Tavares, moradora da Fronteira, mãe de Vitória Rangel, de 5 anos, estavam animadas com o ano letivo de 2018 no novo espaço. Janine Paiva, moradora da Fronteira, mãe de Eduarda Paiva de 5 anos disse que a filha estava contando os dias para estudar na escola nova e com a auto estima elevada.

Homenagem

A denominação da escola homenageia o Doutor Juventino da Silva Pacheco, que trabalhou no cartório. Foi tabelião e em reconhecimento pelo seu trabalho, foi nomeado promotor público na região de Macaé. Eleito vereador do município, ele também exerceu o cargo de secretário da Câmara, sendo o primeiro relator da Lei Orgânica do Município.

Ele também foi fundador do Rotary Clube de Macaé e atuou na Sociedade Musical Lira dos Conspiradores, sendo presidente. Na sua trajetória, Dr Juventino Pacheco foi um dos idealizadores e fundador do Asilo da Velhice Desamparada de Macaé, sendo também presidente deste. Após sua aposentadoria como promotor público, foi nomeado pelo governador para ser Inspetor de Ensino da Região e passou também a advogar gratuitamente, exercendo a advocacia civil.