Educação Infantil implanta horário de adaptação

01/02/2018 09:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Familiarização com escola e educadores incentiva aluno a ter mais segurança e autonomia

Com a volta às aulas na segunda-feira (5), os alunos da Educação Infantil, na faixa de dois a cinco anos, passarão por um período de adaptação, tanto para os que estudam em horário integral, quanto para os de período parcial. O objetivo é melhor acolher os estudantes durante três semanas. Macaé conta com 62 unidades do segmento.

As unidades que funcionam em tempo integral terão horário de adaptação especial. Na primeira semana, entre os dias 05 a 09 de fevereiro, o atendimento será das 7h30 às 9h30. Já entre os dias 19 a 23 de fevereiro, o cronograma será das 7h30 às 10h30. Entre os dias 26 de fevereiro a 02 de março, as escolas vão funcionar das 7h30 às 14h30.

Os alunos que estudam em horário parcial terão a adaptação entre os dias 05 a 09 de fevereiro das 7h30 às 9h30 e das 13h às 15h. Os mesmos horários serão repetidos dias 19 a 23 de fevereiro. No período de 26 de fevereiro a 02 de março, o primeiro turno será das 7h30 às 10h30 e o segundo turno das 13h às 16h.

Em virtude do Carnaval, entre os dias 12 a 16 de fevereiro, haverá pausa no funcionamento das escolas. A Superintendência de Educação Infantil informa, ainda, que as refeições serão realizadas de acordo com o cronograma.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o processo de adaptação para os alunos de Educação Infantil é fundamental para a criança. "É neste período que o educador realiza atividades especiais e diferenciadas para que o estudante se sinta seguro e tranquilo neste novo ambiente. Nesta etapa os alunos começam a conhecer o novo ambiente e se harmonizar em um espaço coletivo", ressaltou.

Acolhimento estimula convivência no ambiente escolar

Uma das propostas da Educação Infantil é seguir o tema "Cuidar e educar". De acordo com a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, a adaptação é um período especial para as crianças, professores e familiares. "O planejamento nas salas de aula é flexível quanto a rotinas e horários. As crianças têm direito a uma atenção especial durante o período de adaptação, pois elas irão vivenciar experiências em um novo ambiente, diferente do espaço doméstico", destaca.

Ela lembra ainda que o apoio dos pais e familiares é essencial para superar as possíveis dificuldades. "Reconhecemos que a conversa franca com os pais ou responsáveis é o melhor caminho", pontua. Para reforçar o atendimento aos alunos, nos dias 26 e 27 de fevereiro será realizado encontro com os professores da rede municipal para trocar experiências de 2017 e apresentar propostas para o ano letivo de 2018.

A rede municipal segue as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. As normas apresentam a concepção de Educação Infantil e têm como previsão “garantir à criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças”.