Educação inicia curso Formação Continuada em Serviço para educadores

05/03/2015 09:11:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Objetivo é enriquecer o trabalho pedagógico dos educadores

A rede municipal de ensino iniciou o cronograma de cursos de Formação Continuada em Serviço. O objetivo é enriquecer o trabalho pedagógico dos educadores que atuam nas 103 escolas municipais. A programação segue até o mês de dezembro e reforça a troca de experiências.

A primeira etapa dos cursos é direcionada aos 4 mil professores que atuam no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano e Ensino Médio). A formação será ministrada uma vez ao mês, dentro da carga horária do professor, no contraturno.

Diante da formação, Macaé é um dos únicos municípios da região que cumpre a lei federal 11.738/2008, conhecida como “Lei do Piso”. A previsão legal estabelece que um terço da jornada seja destinado a atividades fora da sala de aula, em planejamento pedagógico ou de atividades específicas, que visam a qualificação em prol da melhoria do processo de ensino.

Para os professores do segundo segmento, a subsecretaria de Ensino Fundamental subdividiu o cronograma para quatro polos. O primeiro é o itinerante, que vai acontecer todas as terças, das 13h às 17h, na região Serrana; às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, além do Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro, das 8h às 12h, às quintas e no Colégio Aplicação (CAp), das 13h às 17h.

A partir de segunda-feira (9), a formação será iniciada para professores que atuam do 1º ao 5º ano, incluindo os educadores que trabalham junto ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Educação Infantil.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é uma oportunidade para atualização e troca de experiências dos educadores. “A intenção é reforçar e melhorar o processo ensino aprendizagem”, disse.

A expectativa da coordenação pedagógica é atender cerca de 800 professores que lecionam no primeiro segmento do Ensino Fundamental. Deste total, aproximadamente 400 educadores que atuam nos ciclos iniciais de escolarização vão participar dos encontros direcionados ao PNAIC, que nesta fase vai enfocar o tema “Avaliação”. Para melhor atender aos alfabetizadores que vão se envolver na formação do PNAIC, também foi criado um polo de atendimento na Serra.

Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Luciane Carneiro, a formação continuada em serviço destaca a construção significativa em prol de uma prática pedagógica periódica. “A programação vai intensificar a prática e reflexões pedagógicas, além das vivências dos educadores diante do cotidiano escolar”, finalizou.