Educação: Inscrições para o Literarte terminam no dia 16 de maio

02/05/2014 11:58:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os educadores devem se apressar. Terminam no dia 16 de maio as inscrições para participar do projeto Literarte. Para participar, os dirigentes das escolas municipais podem se cadastrar por meio dos endereços eletrônicos sesce.semed@macae.rj.gov.br, programadeleiturasemed@gmail.com, historiarte.macae@gmail.com, e coordmacae@hotmail.com. A programação especial voltada para arte, literatura e manifestações artísticas será realizada no dia 24 de maio (sábado letivo), na Praça Veríssimo de Mello.

Além disso, as inscrições também podem ser feitas na subsecretaria de Educação na Saúde Cultura e Esportes ou Coordenação de Leitura, que funcionam na sede da secretaria de Educação. As fichas de cadastro estão sendo distribuídas nas unidades municipais de ensino. Na ficha de inscrição, as escolas que desejam fazer parte do Literarte devem informar qual será o tipo de apresentação no evento, seja no palco como dança e teatro ou em estandes, por meio de cartazes e maquetes. Para outras informações, os dirigentes municipais também podem ligar para o número 2796-1769.

O projeto Literarte contará com alunos das modalidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A ação interdisciplinar, que terá nesta edição tema livre, tem como finalidade revelar talentos, aguçar a criatividade e habilidades dos alunos contribuir com o desenvolvimento das potencialidades diante de atividades artísticas diversificadas.

A novidade é que algumas unidades municipais que se inscreveram já estão se preparando. Uma das escolas já confirmadas é o Colégio Municipal Engenho da Praia. De acordo com a diretora, Ivone de Jesus, os alunos já estão se envolvendo em ações variadas sobre o tema “Do Engenho a Dorival Caymmi”. “Os alunos estão preparando painéis, fazendo leituras de textos e treinando coreografias. Queremos fazer bonito no Literarte”, contou.

Diante do projeto Literarte, as unidades municipais de ensino terão a oportunidade de promover atividades específicas como e mostras culturais, festivais, exposições de painéis e fotografias, além de apresentações de danças, corais, leituras compartilhadas, e ainda brincadeiras e dinâmicas interativas.

Segundo a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o “Literarte” servirá para incentivar os estudos das Artes e Literatura, além de destacar as manifestações culturais. “Esta será a oportunidade envolver a comunidade escolar na praça Veríssimo de Mello e revelar as potencialidades dos estudantes da rede municipal", finalizou.