Educação: inscrições para o Projovem Urbano terminam nesta sexta-feira

19/02/2015 09:49:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os interessados em concluir o Ensino Fundamental e também participar de cursos de qualificação profissional em 18 meses devem correr. Faltam poucas vagas para o Projovem Urbano, programa federal cujas inscrições terminam nesta sexta-feira (20). As aulas serão iniciadas na segunda-feira (23). Ao todo são oferecidas 200 vagas.

De acordo com registros da coordenação do Projovem Urbano, a maior parte dos inscritos são trabalhadores que desejam concluir os estudos e se capacitar para obter uma melhor ocupação no mercado formal de emprego

Os interessados podem se inscrever na sede da secretaria de Educação, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro. O cadastro também está sendo realizado nas unidades municipais Professor Samuel Brust (Barra), Cláudio Moacyr de Azevedo (Aeroporto), Paulo Freire (Lagomar) e no portal da prefeitura. O cadastro acontece ainda na sala 216 da Secretaria de Educação, situada na Rua Antero Perlingeiro, 402, Macaé, Centro, das 8h às 17h.

Documentos - Para se cadastrar, o candidato deve apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de escolaridade e uma foto 3x4. Caso o candidato não tenha declaração e histórico escolar, será aplicado, no ato da matrícula, o teste de proficiência para análise de aptidão. A avaliação é elaborada pelo Ministério da Educação.

O programa, que é direcionado aos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental, visa a conclusão desta etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à qualificação profissional.

As aulas vão acontecer nos Colégios Cláudio Moacyr de Azevedo e Professor Samuel Brust, no turno da noite. O módulo de capacitação vai destacar a área de Estrutura e Reparo, com ênfase na elétrica e automação. Além disso, os estudantes também terão a oportunidade de fazer parte de cursos profissionalizantes de Recursos Humanos, Solda e Administração, que serão realizados na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep).

Segundo o coordenador do Projovem Urbano na rede municipal, David Cardoso, o programa federal vai proporcionar a elevação da escolaridade e estima dos participantes.

Os alunos também receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100 mediante o cumprimento de 75% de frequência e trabalhos. Os alunos terão aulas de Inglês e Informática, material escolar específico e merenda.