Educação investe em formação e promove cursos até sexta-feira

22/06/2015 16:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até o terceiro ano do Ensino Fundamental e reforçar a qualidade de ensino dos alunos do quarto e quinto ano são algumas das prioridades da rede municipal. Para isso, cerca de 500 professores da rede municipal que atuam entre o primeiro e o quinto ano de escolaridade participam nesta sexta-feira (26) de formações específicas na sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), nos turnos da manhã e tarde.

Um dos encontros é o do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), destinado a cerca de 400 professores alfabetizadores. Os profissionais, que atuam junto às turmas de primeiro ao terceiro ano, fazem parte de uma programação que aborda o tema “Competência Leitora”. Ministrado pelos 16 orientadores de estudo, esta semana o curso do PNAIC tem como objetivos consolidar conceitos referentes à construção da compreensão leitora e desenvolvimento da fluência, construir conhecimentos sobre estratégias de leitura na elaboração de sentido dos textos e fomentar uma prática pedagógica voltada à construção das habilidades necessárias à formação do leitor em consonância com os Direitos de Aprendizagem.

O Secretário de Educação, Guto Garcia, pontua que um dos focos da rede municipal é alfabetizar todos os alunos, até chegar no máximo aos oito anos. O município está trabalhando para que o compromisso do PNAIC seja alcançado, ou seja, o aprofundamento dos direitos de aprendizagem.

Já a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, destacou que a formação do pacto é de extrema importância, pois está contribuindo na formação de pessoas capazes de se inserir às diversas realidades e demandas do município junto aos alunos dos três primeiros anos de escolaridade. “A intenção é que todos os alunos do ensino municipal cheguem ao terceiro ano de escolaridade realmente alfabetizados, com capacidades integral de ler, entender e interpretar”, ressaltou.

Para a educadora participante, Ana da Silva, a troca de experiência está sendo primordial para o dia a dia em sala de aula. “A formação do PNAIC é maravilhosa. Trocamos estratégias pedagógicas e informações que facilitam o processo de ensino. Estou feliz por registrar retornos proveitosos junto aos meus alunos”, contou.

Outro curso - Também segue até sexta-feira (26) a Formação Continuada em Serviço dos Professores que lecionam junto às turmas de quarto e quinto ano. Durante o encontro, que também tem como temática “Competência Leitora” são apresentados os seguintes conteúdos: "Concepções de língua, texto e leitura", "Competência leitora" e "Estratégias de leitura".

A Formação aos professores dos quarto e quinto anos tem como propostas principais a reflexão sobre prática de leitura e escrita presentes na sala de aula, ampliação de conhecimento sobre a concepção de leitura e entender o que é planejamento do ensino da leitura.