Educação: merendeiras participam de projeto “Sálvia-Sabores”

07/05/2015 09:42:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Capacitação de merendeiras é uma constante na educação

Com o objetivo de reforçar a segurança alimentar e nutricional na preparação da merenda escolar, segue neste sábado (9), às 8h, mais uma edição do projeto "Sálvia - Sabores, Alimentação e Valores saudáveis no ambiente escolar". A programação, que acontece no polo Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), envolve um grupo de merendeiras, que participará de uma oficina de gastronomia saudável.

A programação ministrada pela coordenação do curso de Nutrição da UFRJ em parceria com a secretaria de Educação tem a proposta de levar qualificação profissional em técnica de preparo de alimentos para merendeiras, que serão multiplicadoras de informações nas unidades municipais em que atuam. Durante o trabalho são destacadas técnicas de manipulação para produção de refeições escolares.

A programação coordenada pela professora da UFRJ, Mariana Fernandes, conta com apoio da equipe de Nutrição da rede municipal e atuação de pesquisadores e acadêmicos do polo de Macaé da UFRJ, além da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O projeto segue o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que trata da alimentação e nutrição no país.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a pasta tem a prioridade de investir na melhoria da merenda escolar com formações específicas para merendeiras e outros profissionais de ensino. Já a coordenadora de Nutrição, Georgia Gonçalves Allen, destacou que a oficina é mais uma motivação para o trabalho das profissionais que atuam junto à merenda escolar. “Esta é mais uma oportunidade para que as merendeiras possam diversificar o cardápio escolar e seguir as metas do Programa Nacional de Alimentação Escolar", ressaltou.

Iniciado no último dia 2 deste mês, o módulo de 16 horas conta com cartilhas informativas e oficinas sobre os seguintes temas: Programa Nacional de Alimentação Escolar, o papel e a importância das merendeiras para a boa execução do programa, cardápio: importância da execução do planejado, seleção, sanitização, armazenamento, técnicas de corte, cocção e distribuição dos diferentes grupos de alimentos: ovos, carnes, hortaliças, cereais e leguminosas e técnicas de arrumação de pratos.

Semana de Educação Alimentar nas Escolas - O próximo passo da rede municipal é a realização da Semana de Educação Alimentar nas Escolas. A programação será realizada entre os dias 18 a 22 deste mês junto aos estudantes da Educação Infantil e Ensino. Este ano o evento em âmbito nacional terá como tema “Comida de verdade no campo e na cidade”.

Hoje, Macaé oferece diariamente cerca de 40 mil refeições por dia, na merenda dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Médio, com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. A merenda escolar dá preferência ao uso de alimentos naturais e frescos, e também prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.