Educação oferece novos cursos de qualificação na Região Serrana

11/06/2010 18:33:27 - Jornalista: Fernanda Lisbôa

A comunidade da Região Serrana de Macaé já pode contar, a partir do mês de julho, com uma nova grade de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep). Cursos em várias áreas serão ministrados nos distritos de Córrego do Ouro, Glicério, Cabeceira do Sana e Sana. A ação vem atender a demanda dos moradores, levantada por profissionais da Semed, em visita às comunidades, no início do mês de maio.

No distrito de Córrego do Ouro, para o mês de Julho, estarão sendo oferecidos cursos de Eletricidade Residencial, Inglês e Informática Básica. Já para o mês de agosto, a mesma comunidade será atendida com cursos de Almoxarifado, Segurança do Trabalho e Primeiros Socorros. As aulas serão ministradas na sede do Macaé Facilita, uma parceria entre a Educação, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec).

Os moradores de Glicério terão, a partir do mês de agosto, aulas de Inglês e Primeiros Socorros, além do curso de Inglês que já acontece regularmente na localidade. As aulas acontecerão na Escola Estadual Municipalizada Raul Veiga, com exceção do curso de Informática que é realizado na lan hause.

Na Cabeceira do Sana, está previsto para o início do mês de agosto as aulas de Inglês Básico, terças e quintas-feiras no período da tarde. Os moradores terão as aulas na sede da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Cabeceira do Sana.

Para o distrito do Sana, ponto turístico da Região Serrana de Macaé, o Cetep estará oferecendo entre os meses de julho e agosto, cursos de Assistente Administrativo, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e oficinas de Inglês e Espanhol, na área de conversação.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, conta que no dia 14 de maio, uma equipe do Cetep e da Secretaria de Educação esteve visitando as comunidades da serra com objetivo de levantar a demanda dos moradores em relação a cursos de qualificação profissional.

“A região serrana é um dos pontos turísticos mais visitados do município. Recebemos turistas internacionais, então essa comunidade deve estar preparada para receber esse público, que gera emprego e renda para a própria comunidade. Estamos oferecendo a eles a oportunidade de se qualificarem profissionalmente. Verificamos, por exemplo, que no Sana, os empresários, querem cursos de assistente administrativo e idiomas, para garantir um melhor funcionamento dos seus estabelecimentos e já estamos providenciando para que tudo aconteça. Estamos indo a eles, ninguém vai precisar sair da serra para se qualificar na cidade. Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional para que eles consigam ter sucesso profissional na própria localidade”, destaca Marilena.