Educação oferece vagas para jovens do Pronasci fazerem curso preparatório do Prominp

29/10/2009 17:11:42 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), está oferecendo vagas gratuitas para os jovens do projeto Proteção de Jovens em Território Vulnerável (Protejo), que preencherem os requisitos e estiverem interessados em participar do curso preparatório para as provas do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

- Estamos com inscrições abertas para o curso preparatório do Prominp. O objetivo desse curso é oferecer igualdade de oportunidade aos cidadãos de Macaé, na prova de seleção. Acho que não há forma melhor de fazermos isso, do que garantindo as inscrições dos jovens do Protejo, disse Luis Fernando Seroa, diretor presidente interino do Cetep.

A parceria foi firmada nesta quarta-feira (27), durante reunião entre o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), coronel Edmilson Jório, e integrantes do colegiado do Cetep. Para a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, os jovens assistidos pelo Protejo terão mais uma oportunidade de qualificação e inclusão no mercado de trabalho com esta parceria.

- Além dessas vagas nesse curso preparatório, a Educação passará a oferecer cursos de qualificação para os jovens do Pronasci em Macaé, acrescentou Marilena.

Durante a reunião, o coronel ressaltou a preocupação com a continuidade do atendimento aos jovens, mesmo após o período de recebimento das bolsas. “Esse ano atendemos jovens dos bairros Malvinas e Botafogo. No ano que vem, atenderemos outros dois bairros. Acho importante que ao fim de cada etapa do projeto, continuemos dando assistência e oportunidades a esses jovens”.

O coronel se mostrou emocionado com a oportunidade dada. “A reunião foi muito mais proveitosa do que esperava. Com esse curso preparatório estamos dando oportunidades reais de inclusão desses jovens no mercado de trabalho, afastando-os da violência”, frisou.

A coordenadora Pedagógica do Cetep, Renata Dumard, comentou que durante o mês de dezembro, será feita uma triagem com os jovens atendidos pelo projeto, para verificar as aptidões que cada um. “Dessa forma, iremos direcioná-los para os cursos de qualificação mais afins com suas habilidades”. As aulas dos cursos deverão iniciar em janeiro.

Histórico

O Pronasci já atendeu em Macaé 140 jovens de 15 a 19 anos. Em 2010, deverão ser atendidos mais 140. A inclusão de Macaé no Pronasci (no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), desenvolvido pelo Ministério da Justiça, foi um dos resultados das reuniões do Prodesmar realizadas durante o ano de 2007, e que contaram com intervenção do deputado federal Jorge Bittar.
Durante uma das reuniões, realizada em novembro de 2007, na sede da Petrobras, o assessor do ministro da justiça, Zaqueu Tavares, anunciou que Macaé iria ser incorporado ao Programa Nacional de

Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Desenvolvido pelo Ministério da Justiça, o programa foi implementado nas 11 regiões metropolitanas brasileiras mais violentas, de acordo com dados dos ministérios da Justiça e da Saúde. Em virtude dos altos índices de violência do município, Macaé foi inserida no Pronasci.

No dia 26 de novembro de 2007, três dias após o anúncio em Macaé, o prefeito Riverton Mussi assinou no escritório da Secretaria Nacional de Segurança Pública, no Centro do Rio de Janeiro, com o ministro da Justiça, Tarso Genro, o ingresso de Macaé no Pronasci, através do convênio de cooperação federativa.