Educação: parceria apresenta peça 'Por um Futuro Sustentável'

08/05/2015 10:15:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Educação aposta em parcerias culturais, esportivas e de produção de conhecimentos

Seguindo a proposta de fortalecer a parceria com a iniciativa privada, a rede municipal de ensino vai receber na segunda-feira (11) e terça-feira (12), o projeto de teatro “Por um Futuro Sustentável”, no Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, na Barra. No primeiro dia do projeto, a peça será apresentada às 10h, 14h e 16h. Já no segundo dia, a encenação promete contagiar alunos e professores às 9h, 10h30 e 14h.

A intenção é atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental em uma programação artística que contará com apresentação de teatro voltada para a temática “Importância de cuidar do planeta e seus recursos naturais para garantir um futuro melhor”. Serão seis encenações - a realização da peça é da Ciência Divertida com patrocínio da Sotreq, via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Andrea Martins, a proposta da rede municipal é ampliar e fomentar parcerias com empresas de grande porte, multinacionais e até mesmo microempresas para atender áreas culturais, esportivas e de produção de conhecimentos nas unidades municipais.

De uma maneira criativa e dinâmica, a peça tem o objetivo de sensibilizar os alunos quanto à importância dos cuidados com a natureza. Além da encenação, os alunos terão a oportunidade de participar de atividades educativas, com destaque para o uso consciente da água em tarefas rotineiras, como tomar banho e escovar os dentes.

O projeto “Por um Futuro Sustentável” enfatiza a relação entre a arte e a educação. “O teatro, a música, o circo, a dança e a mágica. Esses fatores fazem com que as crianças tenham mais vontade de aprender, visto que prendem a atenção e ativam a curiosidade e a criatividade”, explica Julio Martinez, o diretor da franquia máster da Ciência Divertida no Brasil.

Em "Por um Futuro Sustentável”, um cientista perdido no espaço volta do futuro para prevenir a humanidade sobre os problemas que ele viu, caso as pessoas não mudem os hábitos de consumo na atualidade. Os cientistas malucos farão com que as crianças se transformem em uma máquina sustentável e aprendam a identificar a origem das reservas naturais.

Sobre a Ciência Divertida

Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – tem a proposta de estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas. Isso criou uma metodologia, em que “os cientistas malucos” propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos.

Além de ciência, também são abordados temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas e festas de aniversário.

Parcerias a todo vapor

O secretário de Educação, Guto Garcia, pontuou parcerias que estão sendo executadas e gerando resultados positivos. Entre elas estão “1001 Histórias com Artes”, que será realizado pela Viação 1001, em um cronograma específico, entre os dias 18 e 28, nas unidades municipais Leonel de Moura Brizola (Barra), Darcy Ribeiro (Barra) e Aterrado do Imburo.

Na lista está o programa #Inovareaprender e Iniciação à Robótica, que conta com parceria com a Odebrecht Óleo e Gás. A programação envolve Escola em Ação, Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acontece nas unidades municipais Polivalente Anísio Teixeira (Costa do Sol), Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Eda Daflon (Imbetiba) e Colégio Aplicação (CAp-Novo Cavaleiros).

Durante as aulas nas estações de trabalho, os jovens da rede municipal se envolvem na montagem e programação de robôs, ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. Eles utilizam kits didáticos Lego-Zoom com o auxílio de professores e monitores universitários da UFRJ- Macaé.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o programa contribui para o aprendizado, habilidades e capacidade de concentração dos estudantes. “Na rede municipal, a robótica está alcançando resultados positivos. O programa é de extrema importância, pois alia alunos da rede municipal e estudantes do campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das provas da educação deste tempo”, disse.

Além disso, a parceria com a Odebrecht, também se volta para leitura e contação de histórias com investimento na reforma da Biblioteca Sobre Rodas, ônibus volante que vai percorrer as unidades municipais com a atuação dos contadores do grupo HistoriArte.


Fotos Relacionadas