Educação: parcerias com iniciativa privada reforçam processo de ensino

05/05/2015 16:24:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Parceria contribui para o desenvolvimento do ensino

Cerca de 480 alunos do Colégio Municipal Eraldo Mussi (Botafogo) estão envolvidos no projeto “Cultura Alphatec”. A programação, que segue até o final do ano letivo, tem o objetivo de promover atividades culturais e esportivas para estudantes do primeiro ao quinto ano da unidade e contribuir para o desenvolvimento do ensino.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, as parcerias com empresas são essenciais para alavancar as atividades nas escolas. Já a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, pontuou que a rede municipal conta com parcerias com a iniciativa privada, que visam reforçar o processo ensino-aprendizagem. Para isso, segundo ela, a subsecretaria criou a Coordenação de Projetos.

“A intenção é ampliar parcerias com grandes empresas, multinacionais e até mesmo microempresas, que estão sendo incentivadas a apoiar projetos pedagógicos diversos. Um dos pontos favoráveis é possibilitar que os alunos conheçam a realidade do mercado de trabalho por meio de palestras e entrevistas nas próprias empresas”, disse Andrea Martins. Ela acrescentou ainda que a Coordenação de Projetos será um elo entre a escola e as empresas diante da abertura e participação em editais.

Mais ações - Os próximos trabalhos que serão desenvolvidos por meio da parceria com empresas privadas são “Por um futuro melhor”, que vai promover apresentações artísticas no próximo dia 11 (segunda-feira), no Ciep Leonel de Moura Brizola, às 10h, 14h e 16h.

Outro projeto é “1001 Histórias com Artes”, que será realizado pela Viação 1001, em um cronograma específico, entre os dias 18 e 28, nas unidades municipais Leonel de Moura Brizola (Barra), Darcy Ribeiro (Barra) e Aterrado do Imburo.

Projeto Cultural - Desenvolvido pelo setor de Responsabilidade Social da empresa, o projeto “Cultura Alphatec”, tem como finalidade envolver alunos da rede pública municipal de ensino em ações culturais diversificadas em prol da formação da cidadania, com atividades em consonância com a realidade de nosso município.

Diante do projeto, alunos na faixa de seis a 12 anos do Colégio Municipal Eraldo Mussi participaram nos últimos dias 29 e 30 de abril e nesta segunda-feira (4) de atividades variadas. Na programação, eles tiveram oportunidade de visitar o polo Macaé do Museu da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Solar dos Mellos e Forte Marechal Hermes. Outro ponto visitado foi a Praia da Imbetiba, em que a garotada participou de atividades esportivas. A programação também contou com dinâmicas da equipe do “Mais Educação”, que promove atividades esportivas, teatro, dança, apresentações de vídeo e acompanhamento pedagógico.

Acompanhados pelos professores, equipe de funcionários e Comitê Social da Alphatec, os alunos tiveram a chance de conhecer locais diferentes, que vão favorecer aulas de disciplinas como História e Ciências. De acordo com a coordenação do projeto, o resultado foi acima do esperado, a receptividade na UFRJ e o encanto das crianças foi surpreendente e emocionante.

A próxima atividade no Colégio Municipal Eraldo Mussi será o Dia da Família na Escola, previsto para acontecer no próximo dia 27 deste mês com ações em prol do Dia da Beleza. A programação contará com atividades para pais e responsáveis como manicure e corte de cabelo.


Fotos Relacionadas