Educação prepara equipe para oficinas das escolas de tempo integral

22/07/2008 15:51:50 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A secretaria de Educação já está preparando as escolas de tempo Integral da rede municipal de ensino para o segundo semestre. Dentro das ações, está a capacitação e formação continuada dos oficineiros e monitores que vão atuar nas escolas. A capacitação teve inicio nesta segunda-feira (21) e terminará na sexta-feira (25), das 8h às 12h.

De acordo com a secretaria de educação, Milmar Pinheiro, o objetivo das oficinas é capacitar a nova equipe para desenvolver atividades prazerosas, que possam ajudar no desenvolvimento social, afetivo e cultural dos alunos das escolas de tempo integral.

- A idéia é trabalhar o lado lúdico dos alunos por meio de manuseios de objetos, trabalho com jogos que tenham tempo significativo para desenvolver habilidades nas variadas áreas do conhecimento dos alunos, disse Milmar.

Depois dos cinco dias de capacitação das oficinas de produção textual, atividade cultural, arte, música, jogos educativos, recreação, esporte e dança, os 120 monitores e oficineiros capacitados, serão distribuídos em 37 escolas da rede municipal de ensino com tempo integral. A capacitação está sendo realizada na secretaria de Educação, localizada na Rua Antero Perlingeiro,nº 402, Centro.

Os novos oficineiros e monitores foram convocados em junho, atendendo ao que prevê a Lei Municipal 2887, que instituiu o sistema de horário integral. Todos passaram por um processo de seleção pela Secretaria de Educação, e têm contrato até o dezembro deste ano, conforme determina a Lei 2887, aprovada pela Câmara de Vereadores.

O sistema de horário integral nas escolas da rede municipal de ensino está sendo implantado pelo prefeito desde 2007 em Macaé, que se antecipou à determinação do Ministério da Educação. As escolas de tempo integral estão sendo implantadas de forma gradativa, com o objetivo de, com o aumento do horário da criança na escola, estimular a prática esportiva e dar oportunidade de acesso a manifestações culturais e artísticas aos alunos.

As escolas oferecem diversas oficinas, desde reforço até esportes, literatura e dança. A variedade das oficinas varia com o tamanho da escola. “Temos unidades com até 17 oficinas diferentes, para atender a crianças de todas as idades”, comentou Milmar. A proposta do ensino em período integral segue o que determina o Ministério da Educação. A escola funciona um período com ensino convencional, e no outro, com as oficinas de atividades extracurriculares.