Educação prepara o “Conhecendo a Cidade Universitária” para receber alunos de Macaé, Campos e São João da Barra

31/05/2010 15:34:59 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Kaná Manhães

Proposta é apresentar a estudantes do terceiro ano do ensino médio o espaço acadêmico

A Secretaria Municipal de Educação irá promover na quarta-feira (2) mais uma edição do programa de extensão “Conhecendo a Cidade Universitária”. A proposta é apresentar a estudantes do terceiro ano do ensino médio da região o espaço acadêmico e o plano de cada um dos doze cursos oferecidos pelas três instituições públicas de ensino superior: Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cerca de 600 estudantes estão sendo esperados para o evento. Esta integração entre estudantes da Educação Básica com os estudantes do Ensino Superior é uma das metas cumpridas da secretária de educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. Neste ano, além dos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais, particulares e do pré-vestibular social de Macaé, serão recebidos alunos dos municípios de Campos dos Goytacazes e de Barra de São João.

O objetivo do programa “Conhecendo a Cidade Universitária” é estimular os estudantes a se empenharem para conquistar uma vaga nas graduações oferecidas na Cidade Universitária. “Esse espaço é deles. Nós queremos mostrar isso. Também levamos as turmas do pré-vestibular gratuito para a Cidade Universitária, o que fez aumentar a vontade dos estudantes de estarem ali como graduandos. Como disse o reitor da UFRJ, Dr Aluízio Teixeira, Macaé já é a cidade do conhecimento, uma Cidade verdadeiramente universitária”, disse Marilena Garcia.

Macaé é o único município da região que oferece ensino superior gratuito. A faculdade pública municipal, a FeMASS, atualmente disponibiliza os cursos de Engenharia de Produção, Administração e Sistemas de Informação. São 160 graduandos estudando no turno da tarde e 700 a noite, num total de 860 alunos.

Em parceria com a UFRJ e UFF, Macaé apoia a formação de mais 890 estudantes aproximadamente somente na Cidade Universitária. As graduações de Medicina, Enfermagem, Biologia, Farmácia, Nutrição e Química são disponibilizadas pela UFRJ e as de Administração, Direito e Ciências Contáveis, pela UFF.

O investimento de Macaé em educação superior traz divisas para o município que ganha com os recursos empregados por essas instituições federais de ensino e por órgãos de diversas esferas de governo financiadores de pesquisas. Tanto a UFRJ quanto a UFF têm nomeado professores com dedicação exclusiva ao campus Macaé, o que é um indicativo do comprometimento das universidades com o processo de interiorização do ensino.

Outra novidade é o formato do evento. Nesta edição o estudante fará a opção por dois dos quatro blocos de apresentação das instituições de ensino superior, de acordo com os cursos de seu interesse. O primeiro bloco elenca os cursos de Administração, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção da FeMASS; o segundo, Direito, Administração e Ciências Contábeis da UFF; o terceiro, Química, Biologia, Farmácia, da UFRJ e o quarto, Nutrição, Medicina e Enfermagem, também da UFRJ. Nesse novo formato, optando por dois blocos, o estudante terá a oportunidade de conhecer seis cursos de sua área de interesse. Isso porque acontecerão duas apresentações de cada curso por turno.

Programação

Os estudantes serão recebidos no auditório da Cidade Universitária, onde acontecerá uma abertura por turno. A primeira, às 9h, e a segunda, às 14h. Os blocos da manhã irão das 9h30m às 12h e os da tarde das 14h30m às 17h.

As apresentações serão feitas pelos coordenadores das graduações, com a colaboração de professores e estudantes. Além de esclarecer dúvidas sobre os cursos, o programa presta informações sobre projetos da Secretaria de Educação, como o bolsa auxílio, para os que comprovarem carência financeira.

O “Conhecendo a Cidade Universitária”, com periodicidade semestral, acontece há dois anos no pólo. Quando foi criado, em 2007, o projeto divulgava as graduações nas escolas. O programa de extensão já chegou a receber mil estudantes do ensino médio por edição, incluindo os vindo de diversos municípios circunvizinhos.