Educação prioriza bolsas de extensão no Ensino Superior

22/10/2009 17:16:11 - Jornalista: Andréa Lisboa

Durante a palestra “A extensão e o impacto social do conhecimento”, evento da III Semana Universitária Integrada, o vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares, destacou as bolsas de extensão como prioridade na política pública de Educação do município. Ele informou que o edital para as bolsas de extensão, iniciação científica, monitoria e auxílio será publicado em janeiro.

Todas as bolsas solicitadas à comissão da Funemac que atendiam os critérios de seleção foram contempladas pela fundação. “É nossa prioridade criarmos condições para inserção da universidade em Macaé”, disse o gestor. Sessenta e quatro desses bolsistas participam da I Mostra de Trabalhos Acadêmicos, realizada durante toda esta semana.

Além do incentivo às bolsas, foi destaque na palestra, realizada a partir das 19h, de terça-feira (20), no auditório da Cidade Universitária, a característica de integração entre os cursos do campus Macaé.

A Superintendente Acadêmica de Extensão da UFRJ, Ana Inês Souza, considerou uma vantagem do campus da UFRJ de Macaé em relação ao do Rio de Janeiro a introdução dos cursos com experiências integradas. “É uma vantagem com relação ao Fundão já começarem integrando as áreas”, disse. Ela acrescentou que no Rio os projetos ainda são trabalhados de forma isolada e que, recentemente, teve início o processo de integração. “Vocês estão na frente. É lento, mas o resultado é ótimo”, ressaltou.

Ana Inês destacou ainda o desafio de implantar a extensão universitária como crédito curricular e a elegeu como a possibilidade de acesso da sociedade ao conhecimento. “Precisamos desenvolver pesquisas que pensem os problemas de Macaé para buscarmos soluções. Elas precisam de uma aplicação prática”, frisou.

O evento contou ainda com a apresentação do projeto “Integrar Macaé”, da professora Michele Muzitano, do “Escola de Pescadores” e do “Pesquisa-Ação Cadeia Produtiva da Pesca”, ambos do professor Alexandre Azevedo. A mesa redonda foi mediada pelo professor Leonardo Gomes da Silva. Na abertura, o “Intervalo Cultural” com os artistas do Sana, região serrana macaense, Rômulo Ferreira (violão e voz) e Amarildo Alves (Caron) descontraíram a platéia.

“Integrar Macaé”

O projeto multidisciplinar “Integrar Macaé” de pesquisa, extensão e ensino tem como base os eixos: ambiente, educação e saúde. Os estudos e usos envolvem plantas aromáticas e medicinais, alimentos funcionais, artesanato com plantas aromáticas, entre outros. Um dos fins do projeto é a utilização das pesquisas para terapias complementares no SUS, além de desenvolvimento de novas técnicas de ensino e formação continuada de docentes.

“Escola Municipal de Pescadores”

A Escola Municipal de Pescadores de Macaé, criada em 2003, é um projeto da parceria entre a Secretaria de Educação (Semed) e Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé/UFRJ (Nupem). Os alunos de licenciatura fazem seus estágios na escola, construindo conhecimento junto com a comunidade.
Atualmente, a Secretaria de Educação, através da Funemac, matem 30 estagiários bolsistas na escola, fora os professores da rede. A UFRJ, com 38 professores na escola, busca apresentar esse projetos aos alunos do campus Macaé a fim de envolvê-los com a proposta.

A escola abrange a educação integral do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com aprendizado politécnico calcado em produção de projetos. A UFRJ é responsável pela seleção e treinamento dos professores e estagiários, pela supervisão e coordenação pedagógica. Oficinas de Artes e Esportes, Práticas de Comunicação Social e Artes, Relações Sócio-Ambientais, Construção Naval, Natação e Navegação complementam as disciplinas do currículo tradicional.

A Semed, por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), nesta semana, realizou a penúltima das quatro reuniões previstas com o objetivo de promover uma discussão sobre o papel de cada instituição neste projeto com o propósito de melhorá-lo.