Educação promove projeto cultural na Praça Veríssimo de Melo

09/12/2015 09:03:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Programação acontece das 9 às 16 horas

A rede municipal está se preparando para realizar nesta quinta-feira (10) e sexta-feira (11) o projeto “Viva Praça Viva”, dentro do Natal Solidário. A programação acontece na Praça Veríssimo de Melo, das 9h às 16h, promete agitar alunos das escolas municipais e visitantes da praça e tem como objetivo destacar a história de Macaé, que preserva um rico patrimônio histórico e arquitetônico.

A programação alia as manifestações culturais à lembrança de reviver os tempos antigos de Macaé e destaca o passado urbano e a arte. Para a programação, que conta com apoio do Solar dos Mellos, a coordenação de cultura da rede municipal está mobilizando alunos e educadores dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos ( EJA) e Ensino Médio.

Os visitantes do “Viva Praça Viva” terão a oportunidade de conhecer e apreciar os trabalhos que foram desenvolvidos no decorrer do ano letivo com enfoque para cultura, esportes e cidadania. Entre as atividades estão apresentações de dança, música, teatro e capoeira, depoimentos de histórias sobre a praça, inclusive com declamação de poesia.

Também haverá exposição de fotografias da praça antiga e suas histórias, além das atividades que tiveram a praça como palco principal. O encerramento do projeto será marcado por uma atração especial alusiva ao Natal.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o projeto “Viva a Praça Viva” tem como foco a valorização e o conhecimento de alunos e educadores sobre a importância da cidade de Macaé no passado. “Saber mais a respeito da história do município é mais um impulso para a cidadania e o desenvolvimento de Macaé”, finalizou.

Praça - A Praça Veríssimo de Mello surgiu em 1813, como parte das doações feitas ao recém-criado município. Já em 1837, os logradores públicos de Macaé são urbanizados e, oficialmente, denominados. A cidade ganha o Largo da Alegria. Em 1886, ocorre o primeiro tratamento de jardinagem do lugar, que é elevado à categoria de praça, recebendo o nome da herdeira do Império – Dona Isabel – passando a ser o point da aristocracia local que ali exibia suas grandezas.

Após o falecimento do promotor público Ignácio Veríssimo de Mello, em 1933, a Praça Veríssimo de Melo recebe sua atual denominação. A praça conta com o coreto, construído na primeira década do século XX, o Obelisco comemorativo do primeiro centenário de Macaé, o Monumento a Veríssimo de Mello, com um busto de bronze, e o Chafariz, uma preciosa peça do século XIX, confeccionada em ferro fundido.


Fotos Relacionadas