Educação promove segundo encontro de Contadores de Histórias

11/04/2008 14:17:13 - Jornalista: Simone Noronha

A secretaria especial de Educação de Macaé (Semed) promove, na segunda-feira (14), a segunda edição do Encontro de Contadores de Histórias, o “Abril com histórias”, que tem como principal objetivo promover a troca de experiências entre os professores. Desta vez, o tema será “Coletânea interativa: percurso do Descobrimento ao Genocídio”, onde a professora e contadora de histórias Tânia Maria Martins Pacheco vai apresentar lendas, contos e histórias indígenas. O encontro acontece no auditório da Semed, a partir das 18h.

Organizado pelo grupo Historiarte, formado por professores da rede municipal de ensino, o Encontro terá mais duas edições este ano. No dia 9 de junho, o tema será “África: um mosaico cultural”, com a professora Ivânia Ribeiro, que vai apresentar lendas, contos e histórias africanas. Em agosto, no dia 11, a professora Mônica Menezes Couto apresenta lendas, contos populares e literatura de cordel.

Casa de Contadores de Histórias

A arte de contar histórias vai ganhar um espaço exclusivo em Macaé, como mais uma opção para as oficinas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas pelas escolas que já funcionam em horário integral. Em fase final de obras, a Casa de Contadores de Histórias vai receber crianças das turmas de Educação Infantil ao quinto ano do Ensino Fundamental. A casa vai funcionar na Imbetiba, próximo à Lyra dos Conspiradores.

Segundo coordenadora do projeto, Margarida Maria Souza, o espaço foi idealizado para abrigar todos os projetos que ajudem no crescimento dos alunos. ”Teremos um espaço para contar histórias e apresentação do teatro de fantoches. O outro será misto de biblioteca com sala de vídeo e também teremos um local para oficinas com professores. O quarto espaço será do faz de conta, onde as crianças poderão vestir fantasias, se maquiar e entrar no mundo da imaginação”, disse Margarida.