Educação realiza aula inaugural do Programa Analfabetismo Zero

10/02/2020 10:02:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

As aulas no Hotel de Deus serão realizadas às terças e quintas, das 8h às 11h

A Secretaria Municipal de Educação de Macaé dá mais um passo em políticas públicas voltadas para o atendimento à população, realizando nesta terça-feira (11), aula inaugural do Programa Analfabetismo Zero, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), no Hotel de Deus, na Linha Azul, às 8h30. O programa é gratuito, tem duração de um ano letivo e as aulas começam no dia dois de março, sempre às segundas e quartas no Cetep, das 13h30 às 16h; e no Hotel de Deus, às terças e quintas, das 8h30 às 11h. Os interessados poderão se inscrever na hora da aula inaugural apresentando documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

"Leve um idoso para conhecer o nosso Programa Analfabetismo Zero e faça uma boa ação", convidou o Secretário de Educação, Guto Garcia. O programa é voltado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), levando em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96, com prioridade para a igualdade de direito de acesso ao conhecimento.

A coordenadora do programa, professora Flávia Lima, explicou que a finalidade do município ao desenvolver o programa é promover o acesso universal à educação de adultos e idosos que já se encontram no mercado de trabalho e não são alfabetizados. Os objetivos são: alfabetizar no período de um ano os educandos-trabalhadores; elevar a autoestima deles através da autonomia que a alfabetização/escolarização traz; e promover o acesso à qualificação profissional concomitantemente ao processo de alfabetização.

"O programa destina-se às pessoas adultas e idosas que buscam a escola para desenvolver ou ampliar seus conhecimentos, bem como têm interesse em outras oportunidades de convivência social e realização pessoal. São pessoas que apresentam uma temporalidade específica no processo de aprendizagem, o que as faz merecer atenção especial no processo educativo", explicou Flávia.

O Hotel de Deus fica na Linha Azul, no antigo Hotel Via Norte. O Cetep está localizado à Rua Alfredo Backer, 363, no Centro, próximo ao Corpo de Bombeiros.