Educação: rede municipal incentiva leitura no período de férias

17/07/2013 14:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Prefeitura estimula literatura em crianças até durante as férias

Chegou o período de férias e a leitura pode fazer parte do dia-a-dia dos estudantes. Para isso, a rede municipal de ensino lembra que esta é uma época ideal para pais e responsáveis levarem os estudantes a uma “viagem” diferente: a leitura. Em casa, durante as férias, os alunos podem se dedicar à leitura, pois têm mais tempo para apreciar livros infanto-juvenis, didáticos e científicos. O recesso escolar nas unidades municipais começou na segunda-feira (15). A volta às aulas será no dia 30 de julho.

Com o recesso escolar, a secretaria de Educação pontua que a leitura não é apenas indicada nas salas de aula, salas de leitura ou bibliotecas. O ideal é incentivar o aluno a “viajar” por mundos e dimensões desconhecidas que o despertem a gostar de contação de histórias, quadrinhos, aventuras e contos de fadas.



Semestre letivo - Para reforçar o interesse pela leitura na rede municipal de ensino, o grupo de contação de histórias da Secretaria de Educação (Histori´Arte) está definindo o cronograma de visitas nas unidades municipais para levar o trabalho para estudantes das modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os contadores de história da rede municipal se apresentam em espaços abertos nas escolas, bibliotecas e salas de leitura, ambientes que contam com recursos pedagógicos como fantoches, fantasias, espaço para rodas de leitura, almofadas, tapetes coloridos, jogos e livros didáticos.



O objetivo do ensino municipal é propiciar um ambiente prazeroso e em condições adequadas à prática da leitura, além de desenvolver nos alunos o gosto pela leitura. “O incentivo à leitura não deve apenas envolver os alunos, mas os pais, professores e demais profissionais das unidades municipais”, disse a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.



De acordo com ela, a leitura enriquecesse o vocabulário dos estudantes, amplia os conhecimentos, muda a forma de encarar os desafios e contribui para reflexão crítica e formação da cidadania. “Os prazeres proporcionados por um bom livro geram sentimentos, conhecimentos e expectativas diferentes ao aluno leitor”, ressalta.



Capacitação - Para qualificar os professores responsáveis pelos livros nas unidades municipais, a equipe pedagógica do Programa Livro Didático, desenvolvido pela Secretaria de Educação, ministra Formação Continuada, em especial, aos profissionais que atuam nas bibliotecas e salas de leitura. Para melhor utilização do livro didático, o ensino municipal continuará, no segundo semestre letivo, realizando campanhas educativas e concursos direcionados a estudantes e professores.