Educação reúne nesta quarta cerca de 500 servidores que fizeram cursos

21/07/2009 12:19:07 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 500 servidores estão sendo esperados para participar, nesta quarta-feira (22), às 10h, do encerramento dos cursos ministrados no primeiro semestre pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Participam da programação alunos dos cursos de: Gestão Democrática e Participativa nas Escolas - Um novo tempo para Macaé, Formação de Oficineiros e Monitores, Formação Continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Desenvolvimento de Habilidades relativas à Redação Oficial.

Na lista de cursos também estão o Novo Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa, Atendimento ao Público, Formação Profissional em Patologias da Construção Civil - Diagnóstico e Prevenção de Acidentes (sendo que esses dois últimos cursos prosseguem no próximo semestre). O objetivo principal dos cursos foi promover e executar as políticas de formação, capacitação e aperfeiçoamento do servidor público de Macaé.

A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, disse que este evento vai comprovar a oportunidade oferecida ao servidor para especialização, qualificação e aperfeiçoamento. “A Prefeitura está investindo na qualificação dos servidores públicos municipais. Esta é mais uma meta da educação sendo cumprida”.

Na ocasião, representantes da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) envolvidos nos cursos vão estar junto com os servidores participantes avaliando a programação dos cursos e refletindo sobre as atividades executadas no decorrer do semestre. A proposta é prosseguir com a realização dos cursos, além da formação e aperfeiçoamento de profissionais dos mais diversos setores como secretarias de Obras, Defesa Civil e Promoção Social.

De acordo com Marilena Garcia, uma das propostas do governo Riverton Mussi, junto ao Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP), que integra a Educação, é contribuir para formação de profissionais da Prefeitura de Macaé. Já o vice-presidente da Funemac, Joelson Tavares Rodrigues, ressaltou que o IAPP vem se consolidando na elaboração e execução de estratégias que visam o aperfeiçoamento do servidor público.

Saiba mais sobre os cursos oferecidos pela Educação para os servidores

O curso de Redação Oficial atendeu a mais de 142 profissionais das mais diversas secretarias municipais e pôde proporcionar o aprimoramento de habilidades relativas a redação oficial. A qualificação de professores e monitores ligados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) também foi preocupação da Educação. O curso de 60 horas, ministrado por especialistas em alfabetização de classes populares, está proporcionando a 280 profissionais da rede municipal de ensino a reflexão sobre a educação de jovens e adultos. O objetivo é ampliar a visão destes profissionais e assegurar ao estudante trabalhador de Macaé uma educação pública de qualidade.

A criação de Conselhos Escolares nas escolas da rede de ensino de Macaé foi uma das intenções do curso de Gestão Democrática e Participativa: Um novo tempo para Macaé. Com carga de 60 horas, a programação alinhada às Políticas Nacionais do Governo Federal, proporcionou a 42 profissionais das unidades escolares do município o conhecimento sobre a gestão democrática e participativa na escola. A proposta é possibilitar que a escola se transforme em instrumento de democratização das relações em seu interior.

Fruto da parceria da Educação com a Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, mais de 30 agentes da Defesa Civil participam até o final do mês de agosto do curso de Formação Profissional em Patologias da Construção Civil Diagnóstico e Prevenção de Acidentes. Com carga horária de 30 horas, a programação desenvolvida debate questões ligadas ao aprimoramento da intervenção dos profissionais da defesa civil, a fim de fornecer melhor atendimento da população em situações de risco.

Ortografia - A Língua Portuguesa também se tornou tema de curso ministrado pela Educação. Com muito sucesso, o curso sobre o Novo Acordo Ortográfico, levou aos servidores públicos a ampliação das habilidades em relação às novas regras de ortografia vigentes no Brasil desde janeiro de 2009. Participaram do curso 164 servidores. A previsão é que no segundo semestre sejam abertas novas turmas para melhor atender a demanda.

Políticas Sociais e transferência de Renda no Brasil. Esta foi à temática abordada no Seminário sobre Políticas de Transferência de Renda. O evento integrou 53 servidores municipais. Desenvolvido em parceria com a Câmara Permanente de Gestão, por meio do Programa Renda Mínima, os participantes puderam adquirir habilidades e conhecimentos sobre o assunto.

Cerca de 50 monitores de lan houses da Secretaria de Ciência e Tecnologia estão participando da formação sobre atendimento ao público, com enfoque nas Políticas Públicas do município. O curso tem carga horária de 30 horas. Além disso, foi oferecido a 57 monitores e oficineiros que trabalham na rede de ensino de Macaé, uma formação de 60 horas. Os participantes puderam saber mais a respeito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), didática, atividades diversificadas, etapas do desenvolvimento da criança e Projeto Político Pedagógico das Escolas. Além dos cursos promovidos, a Educação participou junto ao Gabinete de Gestão Integrada no apoio a realização da Etapa Municipal Eletiva para a 1ªConferência Nacional de Segurança Pública Nacional.