Educação reúne quatro municípios no curso Formação pela Escola

30/09/2009 10:06:07 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Objetivo é formar técnicos, gestores educacionais e membros de conselhos do controle social em relação aos programas do FNDE

Macaé está sendo reconhecida em todo Estado do Rio de Janeiro por ser o pólo da região do curso Formação pela Escola. Profissionais do segmento da Educação dos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e da Coordenadoria Norte Fluminense II estão participando do programa. De acordo com a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o objetivo é formar técnicos, gestores educacionais e membros de conselhos do controle social em relação aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os programas são ministrados à distância e presenciais com a intenção de melhorar a execução e aperfeiçoar os resultados das ações em prol da Educação Básica. Para isso, a Secretaria de Educação está se preparando para mais uma etapa do curso Formação pela Escola, que será encerrado no dia 3 de novembro, na sede da secretaria, das 8h às 13h.

No encontro serão apresentados os projetos dos participantes que também vão se integrar em discussões e debates.”O curso Formação pela Escola possibilita que técnicos e gestores das escolas e das secretarias de Educação tenham visão mais ampla da execução dos programas do FNDE. A proposta da Secretaria de Educação é reforçar ainda mais o controle social sobre os recursos repassados”, afirma a tutora do programa em Macaé e coordenadora do “Livro Didático” da Educação, Roze Mary Tomaz.

Programação- O curso é desenvolvido em duas etapas. Uma das etapas aconteceu no último dia 22, e abrangeu os módulos: “Competências Básicas” e Programa do Livro (PLI). Os participantes tiveram acesso a informações aprofundadas sobre este programa do FNDE.

Já a primeira foi iniciada no dia 26 de agosto com estudo do módulo de competências básicas, no qual os participantes conheceram mais sobre as políticas públicas na área de Educação e sobre o trabalho do FNDE na execução dessas políticas.

Para cumprir cada módulo, os alunos têm seis horas de aula presencial, com a orientação do tutor. O curso também abrange 34 horas de estudos individuais em que o participante tira dúvidas através de um sistema de tutoria, oferecido na Educação/Macaé. O material didático é fornecido na aula presencial.