Educadores do Mercosul conhecem experiências da rede municipal

18/06/2015 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Intercâmbio fortalece processo de ensino-aprendizagem

“Fronteiras do Mercosul: formação continuada da docência”. Esta é a programação que integrou doze representantes do Mercosul, além de educadores de Macaé, nesta quinta-feira (18), na sede da Fundação Educacional de Macaé ( Funemac). O Programa de Apoio ao Setor Educacional do Mercosul (Pasem) é um convênio firmado entre a União Europeia e o Mercosul. A agenda de visitas dos especialistas do Mercosul termina neste final de semana.

No Brasil, o programa recebe acompanhamento, articulação e avaliação da Coordenação de Apoio ao Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes). Macaé tem a única secretaria de Educação do país classificada na proposta no Pasem.

O encontro faz parte do intercâmbio entre a rede municipal e a Pasantías de Intercâmbio Regional, que propõe o acompanhamento de algumas experiências de formação de professores do Ensino Básico de Macaé e de suas práticas docentes. A mesa-redonda desta quinta-feira foi aberta pela coordenadora da Pasantías de Intercâmbio em Macaé, Ana Lúcia Nunes Penha, e o Secretário de Educação, Guto Garcia. As duas discussões contaram com a participação de docentes especialistas na área de Formação Continuada.

“Estamos satisfeitos em receber os especialistas do Mercosul, que estão conhecendo algumas atividades e unidades da rede municipal com o objetivo de destacar a formação continuada. A expectativa é que nossos educadores e técnicos também possam visitar algum destes países representados para compartilhar novas vivencias e conhecimentos”, disse o secretário.

Diante dos integrantes do Mercosul e dos profissionais da Educação, Guto Garcia observou ainda que a educação de hoje é diferente. “O aluno de hoje tem uma concepção diferenciada. Para isso, os pais devem se conscientizar que o ambiente escolar é responsável pela escolarização e a família pela educação. Somando esforços vamos conseguir primar não apenas pelo reforço da qualidade de ensino, mas pela minimização de conflitos que acontecem com os alunos”, pontuou.

Mediada pelo professor e doutor Paulo de Tarso, a primeira mesa-redonda desta quinta teve como temática “Diálogos e Interações”. O participante, o professor argentino, Pablo Gabriel Iturrieta, disse que o intercâmbio do Mercosul destaca a formação docente, inicial e continuada. “Trouxe estudos e experiências de 24 províncias da Argentina e de uma cidade, que assim como Macaé tem como uma das economias dentro do segmento offshore”, comentou.

Elogios
- Visitas e palestras sobre algumas experiências do ensino municipal foram alvos de elogios dos especialistas visitantes. A representante do Ministério da Educação da Argentina, Laura Soto, aprovou o intercâmbio. “Macaé está de parabéns. Percebemos que a formação continuada no município é organizada e bem elaborada. Nas escolas que visitamos, registramos que a teoria é aliada à prática, o que o contribui com o ensino dos alunos e enriquecimento profissional dos educadores. Estamos encantados”, ressaltou.

Durante o intercâmbio, os profissionais da Educação Infantil destacaram as seguintes temáticas: formação continuada e Diretrizes Curriculares Nacionais, além dos projetos da rede municipal “Arteiros Brincantes”,” Pequenos em Ação”,” Sons e Ritmos, “ Formação em EAD” e “Leitor Infantil”. Além disso, os visitantes tiveram a chance de conhecer o trabalho das unidades municipais de Educação Infantil Leda Maria Lêdo Esteves e Professor Afonso Correia Sabino.

Encerramento- A agenda de visitas segue nesta sexta-feira (19), quando o grupo vai participar da exposição sobre os trabalhos de robótica do programa #Inovareaprender, no Colégio Municipal do Sana. Também haverá troca de experiências com a comunidade escolar. Já no turno da tarde, o grupo vai realizar avaliação da Pasantías. A programação será encerrada no final de semana com visitas a pontos turísticos da região.


Fotos Relacionadas