Educadores se preparam para Semana de Educação Alimentar nesta segunda-feira

02/05/2014 11:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Cerca de 100 professores orientadores participam, nesta segunda-feira (5), da formação continuada voltada para a Semana de Educação Alimentar. O encontro vai acontecer no auditório 38 da secretaria de Educação. O cronograma será subdividido, das 9h às 12h, para os professores orientadores que atuam na Educação Infantil. Já das 14h às 17h será a vez dos orientadores que trabalham no segmento do Ensino Fundamental. Na oportunidade serão destacadas sugestões de atividades para serem trabalhadas junto aos estudantes nas 106 unidades municipais.

O objetivo da Semana é intensificar os trabalhos voltados para alimentação saudável. Este ano, o evento, em âmbito nacional, vai acontecer entre os próximos dias 12 a 16 de maio em todas as unidades municipais.

Semana - A programação contará a participação de estudantes das modalidades do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Na oportunidade, os professores vão abordar as dimensões culturais e sociais, que destacam valores que as crianças e jovens atribuem aos alimentos e as influências e impactos deste assunto divulgados na mídia.

O tema central da Semana de Educação Alimentar será “Regulamentação da Publicidade para Crianças: Uma Questão de Cidadania”. Com isso, as unidades vão realizar atividades que enfocarão assuntos como abusividade do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança e adolescente e citam o uso de ferramentas como anúncios, merchandising e páginas na internet com a intenção de persuadir a criança ou jovem para o consumo alimentar excessivo.

O tema é fortalecido pela Lei 11.947, que regulamenta o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o Governo Municipal prima pela realização de ações que visam capacitação de educadores em prol da melhor qualidade de ensino.

Hoje, Macaé oferece diariamente 45 mil refeições por dia, na merenda dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Eja e Médio, com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar para os estudantes do turno da noite. Com isso, o Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos provenientes da Agricultura Familiar.