Em junho, acontece o I Fórum de Prevenção às Drogas

02/06/2008 09:59:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O Conselho e o Fundo Municipal Anti-Drogas (Comad e Fundmad) estão organizando o I Fórum Municipal de Prevenção ao Tabagismo, Álcool e outras drogas – Construção de Rede e Assistência. O evento acontece nos dias 19 e 20 de junho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro.

Segundo a presidente do Conselho, Zoraia Braz Sobrinho Dias, o foco do fórum será o trabalho em rede, que interligará todas as instituições que atuam com dependentes químicos, em Macaé. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade do atendimento, com cada instituição fazendo sua parte dentro da rede”, afirma.

Palestras com especialistas sobre combate às drogas, oficinas, debates e até teatro sobre prevenção serão as atividades desenvolvidas. O público alvo será composto por profissionais que trabalham com dependentes químicos, como assistentes sociais, psicólogos, conselheiros em dependência química, além de familiares que tenham interesse no assunto.

- O evento será aberto à comunidade, porém, ele tem como temática principal fornecer subsídios aos que têm participação nos três níveis de prevenção à dependência química, as áreas primária, secundária e terciária – conta Zoraia. Casos de prevenção para quem nunca teve contato com as drogas é o fator primário, realizado em escolas e empresas, quando são distribuídos folders e ministradas palestras.

Já o setor secundário é formado por profissionais que trabalham com aqueles que já conhecem as drogas, como é o caso de quem lida com alcoólatras. E, a terceira etapa, acontece nos casos ambulatoriais e de internação em comunidades terapêuticas.

- Em Macaé, temos a comunidade terapêutica Shalom and Life, conveniada com a prefeitura – diz a presidente do Comad, acrescentando que também são atuantes na cidade no tratamento aos dependentes químicos, instituições e projetos como Girassol, Prevenção Primária, Gênese, Caps ad Porto, Pastoral da Sobriedade e Resgate.

Na abertura do fórum, essas instituições estarão apresentando seus trabalhos às autoridades e ao público presente.

Os organizadores do fórum estão convidando representantes do setor de saúde, que tratam de dependentes químicos das cidades de Campos, Conceição de Macabu, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Carapebus e Santa Maria Madalena para participarem do evento. “Em Campos, existe o Centro de Tratamento Vida e Amor, que trabalha especialmente para adolescentes. De Macaé e região, pessoas que estão no início da juventude, que têm dependência química, são enviadas para lá”, comenta Zoraia.

Fórum

Sua abertura contará com representantes do Executivo e Legislativo de Macaé, além de profissionais do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, da Coordenadoria Estadual de Álcool e outras Drogas, do Conselho Estadual Anti-Drogas, além de pessoas vinculadas à Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad).

Já no segundo dia do evento (20/6), haverá painel com o delegado da Delegacia de Narcóticos de São Paulo, Carlos Magno, o representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (DF), Jorge Francisco Kell, e com a presidente do conselho da Associação Brasileira de Álcool e Drogas, Lílian Catão.

- Eles tratarão, entre outros assuntos, dos temas “Como se constrói uma rede e como se trabalha em rede” – ressalta a presidente do Conselho Municipal Anti-Drogas. Ela ainda diz que sobre esses objetos de estudos e debates também falarão profissionais da Secretaria Especial de Prevenção em Dependência Química da cidade do Rio de Janeiro.

Haverá também oficinas sobre tabagismo, álcool e outras drogas e tratamento para crianças e adolescentes. Ao final, atores e atrizes farão apresentação teatral, cujo tema será a prevenção.

Para Zoraia Dias, o importante serão os frutos a ser colhidos futuramente graças ao fórum, como poder oferecer aos usuários de drogas um tratamento com significativa qualidade.

Mais informações pelos telefones 2791-5304 ou 2759-8759.