Empresa norueguesa quer investir em nova rota do gás em Macaé

09/05/2022 16:14:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

A reunião aconteceu no Paço Municipal

No novo ciclo de desenvolvimento como “Cidade Energia”, o município dá mais um importante passo para a instalação da Rota 5B do gás que interligará Macaé à Bacia de Campos, conectando o pré-sal à cidade pelo Bairro Lagomar. Dando prosseguimento à tomada de decisão de um investimento desse porte, o prefeito Welberth Rezende se reuniu em seu gabinete, no Paço Municipal, na quinta-feira (5), com representantes da Equinor, empresa internacional de energia, com sede na Noruega, que opera há 20 anos no Brasil e quer investir em Macaé.

“A reunião foi bastante produtiva. Na linha de investimentos da empresa, Macaé é o melhor caminho para ampliarmos nossos negócios no mercado. Buscamos área de conforto e sabemos que o município tem responsabilidade de garantir a segurança para atender a esta demanda”, disse o gerente de Relações Institucionais da Equinor, Thiago Martins. Ele estava acompanhado do vice-presidente de projetos da empresa, Thiago Penna; da gerente de Sustentabilidade, Ana Cupelo; e da coordenadora de Sustentabilidade, Maira Ventura.

O prefeito destacou a importância do desenvolvimento de óleo e gás para assegurar qualidade de vida à população. “É prioridade do governo municipal avançar junto nessa tomada de decisão. Mais gás é mais energia, mais emprego, desenvolvimento e qualidade de vida dos cidadãos. Macaé é o maior produtor de energia com tecnologia de alta qualidade e temos trabalhado para que novos investimentos venham para o município”, enfatizou o prefeito.

Segundo ele, essa nova rota do gás reforça a implantação de projetos como as novas termelétricas, além do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) e a nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) da cidade.

Welberth destacou que o cenário de investimentos globais é realidade em Macaé devido à atuação da gestão municipal que tornou o licenciamento das atividades econômicas mais produtivo e célere, sem abrir mão da segurança jurídica, o que contribui significativamente para a abertura de novos negócios.

A Rota 5 é resultado de mobilização política do governo municipal junto ao Ministério de Minas e Energia, as operadoras e investidores do setor de óleo e gás. A agenda de novos investimentos é liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

“Macaé se tornará o berço das maiores operações do gás no Brasil, alimentando assim termelétricas, a indústria petroquímica e tantas outras atividades que pertencem à cadeia do óleo, gás e da energia”, ressaltou, na reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna.

Também participaram da reunião, o procurador geral do município, Fabiano Paschoal; a secretária municipal adjunta de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição; e o secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso Rodrigues Maia.

Esses órgãos compõem a Comissão de Pronta Ação da prefeitura, presidida pela Secretaria de Ordem Pública, em trabalho conjunto com outras secretarias municipais visando o ordenamento urbano.


Fotos Relacionadas