Empresários premiam escolas participantes da Femacti

02/10/2008 14:21:28 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os organizadores da IV Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) – Marcelo Machado e Martinha Pimentel - iniciaram nesta quinta-feira (2) a entrega dos prêmios de empresas socialmente responsáveis a 29 instituições de ensino, sorteadas durante a 4ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), realizada pela prefeitura nos dias 24 e 25 de setembro, com alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.

A Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira ganhou um computador da empresa Jevin. Impressoras multifuncionais foram destinadas a algumas escolas. A Auto Peças São Lucas , Posto Ipiranga e Factel Telecomunicações premiaram, respectivamente, o Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, o Instituto Nossa Senhora da Glória e a Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

- Esta quarta edição da Femacti superou as nossas expectativas. Tivemos uma aceitação muito grande nos projetos novos, como o Torneio de Xadrez e o Concurso Soletrar. Também houve um avanço na qualidade dos trabalhos. Inclusive, vamos inscrever os vencedores na próxima feira estadual e na Febrace, em São Paulo. Esperamos manter nossas vitórias e obter o tetra consecutivo – afirma Marcelo Machado.

Os organizadores da feira agradeceram a participação das empresas que tornaram viável a realização do evento: Sampling, Jevin, Geração Futuro – Banco de Investimento, Auto Peças São Lucas, Posto Ipiranga, Intel Educação, Brasil Center, Hilarion Transportes, Hotel Travel Inn, Globomar, Restaurante Spoleto, Restaurante Canto Natural, Restaurante Berinjela e Restaurante Laço Gaúcho.

Também agradeceram às entidades participantes: Conselho da Criança e Adolescente, as secretarias de Direito da Mulher, da Infância e Juventude, de Saúde e Trabalho e Renda, o C.R.A, Agenda 21, Programa DST/AIDS, Fundo Municipal Anti-Drogas, Fesporte e Defesa Civil. – Ainda participaram do evento a Cipa, o Programa de Saúde Bucal, com seu ônibus aplicando flúor nos alunos, Senai, Uenf, Funemac, Escola de Pescadores, Nupem e Núcleo de Oportunidades.


Na abertura e no encerramento da feira, Marcelo pediu que as autoridades municipais façam como o governo do estado e aprovem uma lei pela qual cada instituição de ensino tenha uma sala para a prática de xadrez. “Por meio do jogo de xadrez, o raciocínio lógico e a visão espacial dos jovens serão desenvolvidos significativamente”, pontuou Marcelo Machado. Ele ressaltou a importância das entidades satélites. “Não poderíamos deixar de ressaltar a importância das entidades satélites, que ficaram ao redor dos estandes dos alunos expositores, interagindo e orientando”, disse Marcelo.


Marcelo também citou a participação de um planetário móvel e um caminhão biblioteca. “Para a próxima edição, ainda haverá mais novidades e melhorias”, finalizou.