Empresas responsáveis socialmente apóiam a Femacti

17/09/2008 17:52:21 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Para a realização da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti), evento que será realizado pela prefeitura nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), os organizadores contam com o apoio de diversas empresas que investem com responsabilidade social. Sampling Planejamento, Geração Futuro – Banco de Investimento, Jevin – Comércio e Serviço Ltda, Auto Peças São Lucas, além da prefeitura de Macaé, dão suporte ao evento.

Segundo um dos diretores da Jevin, Evandro Cunha, a empresa apóia a Femacti há quatro anos, por intermédio de doações de brindes, trabalhos logísticos e divulgações. “Além de tudo, também existe vínculo e valorização da imagem da Jevin junto à Feira, que se destaca por inovar, desenvolver e fomentar a cultura tecnológica da juventude macaense”, comenta.

O diretor da Jevin completa que: “é importante que haja estímulo aos jovens e os organizadores da Femacti estão de parabéns pela iniciativa”. A Jevin também participa do Projeto Tear, cuja âncora é a Petrobras. Junto com mais 15 empresas, ela colabora para formar e multiplicar a responsabilidade social nas cidades da região. Já o gerente da Auto Peças São Lucas, José Carlos Ferreira Gonçalves, ressaltou a importância de ajudar a juventude e seu crescimento profissional. “Estamos propiciando um futuro melhor para o país”, analisa.

A Femacti

A Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti) terá novidades em 2008, como o concurso Soletrar, o torneio de Xadrez, o Planetário Móvel e as palestras sobre a expedição de Charles Darwing e a respeito de Investimento . De acordo com o coordenador da Femacti, Marcelo Machado, a feira, que está na quarta edição, se consolidou na cidade como um evento que contribui para o desenvolvimento escolar, evolução científica e visão de futuro.

Nas três edições anteriores saíram os trabalhos que venceram as três últimas feiras estaduais e as três últimas feiras nacionais na Universidade de São Paulo (USP). Este ano a Femacti realiza pela primeira vez uma competição de Soletrar entre os alunos. As escolas inscreverão um estudante por série e este disputará com os outros inscritos quem é o melhor da sua série. Para isso, a secretaria Especial de Educação (Semed) já está trabalhando para selecionar as palavras a serem usadas no evento. A coordenadora da Femacti, Martinha Pimentel, reuniu-se na Semed para acertar os detalhes desta competição.

- Outra novidade para este ano, seguindo os mesmos moldes do Soletrar, será um torneiro de Xadrez entre os alunos da mesma série, que também já está sendo organizado e as regras estão definidas – afirma o coordenador. Acerca do Planetário Móvel, ele diz que estudantes e visitantes poderão ver e admirar viagens espaciais, visualizações de astros, observação da superfície da Terra, com auxílio de equipamentos de sonorização e iluminação.

- Além das cerca de 200 exposições de trabalhos científicos e tecnológicos feitos por estudantes de Macaé e de cidades vizinhas, a Feira conta ainda com as palestras, que vão colaborar para elevar os níveis do debate a respeito de ciência e tecnologia – comenta. Estas são acerca dos “Caminhos de Darwing” e sobre Investimento.

A coordenadora da Femacti, Martinha Pimentel, que também coordena a área de ciências da secretaria Especial de Educação, disse que o evento tem todos os meios eficazes para incentivar os alunos e as alunas a se sentirem mais motivados. Ela convida as instituições de ensino a visitarem o site da femacti: www.femacti.com.br para inscreverem-se no campeonato de Xadrez e no concurso Soletrar.

Marcelo conclui lembrando que a cidade de Macaé tem a maior feira de ciências do interior do estado do Rio de Janeiro, com a participação de mais de dez mil alunos “Este ano, terá movimento 50% maior. É que o evento também passa a reunir cidades da região. “Em 2007, tivemos uma visitação de cerca de 8,5 mil pessoas”, comenta.