Encerramento do XI Dia do Pontal foi realizado na Praça Veríssimo de Melo

02/07/2009 17:35:57 - Jornalista: Liliane Barboza

O encerramento do XI Dia de Conscientização do Pontal foi realizado na tarde desta quinta-feira (2), na Praça Veríssimo de Melo, no centro da cidade e teve como objetivo principal homenagear todas as escolas e grupos que participaram do evento iniciado no mês de março. As atividades fazem parte do programa “Conhecer Para Preservar”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) em parceria com a Agenda 21.

A grande vencedora foi a Escola Municipal Neuza Goulart Brizola, que ganhou várias etapas, uma delas, foi a de manifestação cultural realizada no Teatro Municipal. As crianças do quarto ano apresentaram uma paródia do louvor evangélico do cantor Regis Danese: “Cuida de Mim”. Porém, de acordo com a diretora, Eliete Santuchi, com uma nova letra, criada pelos próprios estudantes, e, ganhou o título: “Faz Agir Assim”, com o objetivo principal de alertar sobre a preservação dos mananciais de água. Elas receberam um troféu confeccionado com material todo reciclado, criado pelo artesão Sérgio Cero.

Para a aluna da escola Eliza Silva de 9 anos de idade, foi muito bom participar da atividade do Programa “Conhecer Para Preservar”. “Aprendi que é importante a gente cuidar da nossa água, preservar a natureza e limpar os nossos rios”, destacou.

A orientadora pedagógica Carla Sathler informou que as crianças ficaram tão empolgadas com o projeto que a escola já pensa em implementar outro programa focado no meio ambiente.

- Desta vez, queremos ensinar sobre a importância do lixo, já neste segundo semestre. Nós estaremos enfocando a reciclagem, adiantou

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Paulo Sérgio Barcellos, ao todo participaram 178 grupos em várias etapas entre elas, manifestações culturais, histórias em quadrinhos e etapa “in loco” no pontal.

- A segunda colocada foi o GP da Aroeira e a terceira colocação, ficou com o Colégio Estadual Vanildes Natalino. Gostaríamos de agradecer todos os nossos parceiros que ajudaram a promover mais essa etapa – disse.

Estiveram presentes no encerramento da XI do Pontal, o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, e a secretária executiva da Agenda 21, além de escolas e grupos da Terceira Idade e outras Ongs.

- Essa é uma oportunidade de possibilitar de fato uma nova consciência. Essas crianças terão uma maior preocupação com o futuro do nosso planeta – ressaltou Henrique Emery.

Alunos, professores e quem passava pela praça, puderam conhecer melhor alguns dos projetos da Semmaurb, como o programa de Recolhimento de Pneus, a maquete da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, o trabalho da Guarda Ambiental realizado por meio de palestras, entre outros.