Encontro “Mobilização para Enfrentamento da Gripe A” acontece nesta quarta

03/08/2009 17:46:37 - Jornalista: Douglas Fernandes

As secretarias municipais de Educação e Saúde de Macaé estão acertando os últimos detalhes da grande mobilização da rede de ensino na prevenção da Gripe A. Nesta quarta-feira (5) a partir das 9h na Cidade Universitária de Macaé acontecerá a “Mobilização para Enfrentamento da Gripe A”, encontro que reunirá, professores, diretores de escolas públicas e particulares, profissionais da área da Educação e da Saúde com o objetivo de receber orientações e capacitação na prevenção da doença. O público estimado para a reunião é de mil pessoas.

O encontro está sendo organizado por um grupo de trabalho formado pelos médicos André Faria e Laila Nunes; as subsecretárias de Educação, Conceição de Maria e Gelda Tavares e a presidente do Sindicato Representante das Escolas Particulares, Marisa Maia Curvelo. Nele serão feitas palestras informativas, métodos de prevenção, distribuição de material informativo entre outras ações.

A necessidade da capacitação dos profissionais da Educação e Saúde partiu da secretária de Educação Marilena Garcia, também vice-prefeita, e Eduardo Cardoso, secretário de Saúde. Com a transferência do retorno das aulas para o próximo dia 17, foi decidida a realização de uma reunião informativa sobre o tema. Assim, os profissionais da Educação se tornarão multiplicadores nas escolas e nos bairros da cidade na prevenção à doença.

Para Marilena Garcia, a integração com a saúde, educadores e a comunidade é a chave do sucesso na prevenção e combate à doença.

- Buscaremos a mobilização através da integração de todos os profissionais da Educação e Saúde com um dia inteiro de capacitação transformando todos em agentes da informação. Todos terão um papel ativo, queremos que toda a comunidade possa estar informada e consciente quanto às medidas de prevenção a gripe, explicou.

A mudança da data do início das aulas do segundo semestre letivo contou com a adesão de diversas escolas particulares, estaduais, das universidades, da rede municipal, Cemeaes (Centro Municipal de Educação e Atendimento ao Escolar) e o IFET-Macaé (UNED). Mesmo com a alteração da data de retorno às aulas as escolas do município estarão abertas neste período com os profissionais da Educação prestando informações para a comunidade.

- Sabemos como essa decisão afeta o dia a dia do macaense. Mas nosso objetivo é para o bem maior da nossa comunidade: A saúde da população. Temos certeza que esses esforços somados trarão resultados mais que positivos para o município, disse Marilena Garcia.