Ensino Superior lança E-book “Macaé 2030: futuros cenários além do Petróleo”

01/03/2024 15:42:00 - Jornalista: Renatta Viana

O lançamento do E-book “Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo” acontecerá no dia 5 de março, às 9h, no Auditório do Bloco B da UFRJ, na Cidade Universitária. O livro surgiu de um projeto interinstitucional da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior por meio do Observatório da cidade de Macaé, junto às universidades públicas.

São dezessete artigos científico-acadêmicos publicados que analisam questões da cidade pela ótica da Agenda 2030 – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU.

Segundo a coordenadora do Observatório de Macaé, Alice Tavares, o livro é dividido em 4 partes, sendo elas: Planejamento Urbano, Identidade Gastronômica e Diversificação de Atividades Econômicas; Planejamento Urbano e Rural sob a Ótica da Sustentabilidade no Município de Macaé; Educação para Todos: Redes Colaborativas e Saúde no Contexto da Agenda 2030.

“O livro traz um olhar diferenciado considerando a necessidade de se pensar continuamente a cidade, refletindo sobre o seu atual contexto, tendo em vista o planejamento do futuro, do lugar em que as pessoas vivem e trabalham; inclusive transformando o modo de viver e habitar as cidades, trazendo novas perspectivas sobre os negócios, o trabalho e a vida das pessoas”, disse.

“Macaé 2030: Futuros cenários além do Petróleo” foi produzido em parceria com as Instituições de Ensino Superior, Prefeitura Municipal de Macaé, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior através do Observatório de Macaé por meio do seu Conselho Acadêmico de Gestão e Conselho Editorial, reunindo artigos escritos por pesquisadores das universidades e também por servidores municipais.

A elaboração, edição e revisão do livro ficaram por conta da Secretaria de Ensino Superior e o ponto de partida foi a compreensão da crise, que começou em 2012, e as grandes questões advindas desse contexto para a Macaé de hoje e do futuro. Desta forma, o Observatório fez um chamamento público aos pesquisadores para recebimento de artigos sobre a temática.

Para Flaviá Picon, secretária de Ensino Superior, o E-book propõe a permanente sinergia entre ensino, pesquisa e extensão das instituições de ensino e pesquisa da cidade e região, a gestão pública e a sociedade, pensado a proposição de projetos vinculados às diferentes políticas públicas, considerando as possibilidades estratégicas para a Macaé 2030.

“Imagina-se que os resultados das atividades realizadas pelos autores destacarão a importância de metodologias de prospecção de cenários para o planejamento de uma cidade, mostrando possíveis perfis de Macaé e também da região, além de alertar sobre decisões que, tomadas hoje, influenciam diretamente o futuro. Nessa linha, o projeto destaca alguns questionamentos que incluem um plano de ação para as pessoas, para as cidades, para o país, a ser alcançado através da persecução das metas e indicadores estabelecidos nos ODS”, frisou a secretária.

Após o seu lançamento, o livro estará disponível na página do Observatório de Macaé no site da Prefeitura Municipal de Macaé.

E-Book “Macaé, do Caos ao Conhecimento”

O livro “Macaé, do Caos ao Conhecimento” foi o primeiro a ser lançado pelo Observatório de Macaé, em junho de 2019 e entrou para a história do município como um passo fundamental para fortalecer Macaé como “Cidade do Conhecimento”, a partir da consolidação das universidades. A obra objetiva mostrar para a sociedade o impacto da cidade de Macaé, que vive de uma economia do petróleo. Neste cenário, o grande impacto do conhecimento é transformar a vida das pessoas.

Instituições de Ensino Superior (IES) da região são parceiras no projeto, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).