Entrega da ordem de serviço das obras de urbanização do Barreto será nesta quarta-feira

27/02/2024 18:41:00 - Jornalista: Janira Braga

As obras incluem drenagem, pavimentação, urbanização das calçadas, sistema de esgoto e elevatórias de esgoto

A Prefeitura de Macaé fará a apresentação e entrega da ordem de serviço das obras de urbanização do bairro São José do Barreto nesta quarta-feira (28), às 18 horas, em um evento que será realizado no Pavilhão de Leilão do Parque de Exposições Lattif Mussi Rocha, localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, no Barreto.

A cerimônia contará com a presença de autoridades locais e comunidade. As obras serão fundamentais para a melhoria da infraestrutura e qualidade de vida dos moradores do bairro.

As primeiras etapas da intervenção serão a criação do canteiro de obras e o apoio à execução dos serviços. As obras incluirão drenagem, pavimentação, urbanização das calçadas, sistema de esgoto e elevatórias de esgoto.

A obra faz parte de um grande cronograma de ações do governo que inclui a urbanização dos seguintes bairros: Virgem Santa, Itaparica, Nova Esperança, Jardim Franco, Piracema, Barreto e Ilha Leocádia.

De acordo com a secretaria de Obras, no que diz respeito à drenagem, no Barreto serão realizadas escavações, reaterros e transporte de materiais para a colocação de tubos e galerias, além de escoramento. Também serão construídos poços de visita, ralos de drenagem e bocas de bueiro.

- A pavimentação envolverá a demolição do asfalto existente, a colocação de pavimentação em paralelepípedos e concreto betuminoso, assim como a construção de meio-fio e sarjeta – informou o secretário de Obras, Felipe Bastos.

Segundo ele, quanto à urbanização das calçadas, estas serão feitas com piso de concreto armado e pavimentação intertravada de lajotas de concreto.

No projeto de esgoto, além das escavações e transporte de materiais, também serão realizadas blindagens e ensecadeiras para a colocação das galerias. Além disso, serão executados os serviços de assentamento de tubos e construção de poços de visita.

Durante a execução do projeto, serão instalados conjuntos de motobomba, tubos e conexões para garantir um sistema de esgoto eficiente, proporcionando mais segurança e qualidade para a população.