Equipe da Incubadora participa de Seminário sobre Economia Solidária

20/06/2008 11:56:43 - Jornalista: Catarina Brust

Uma equipe da Incubadora de Cooperativas, da prefeitura de Macaé, participaram nos dias 16, 17 e 18, do I Seminário de Economia Solidária e Inclusão Produtiva. O evento foi realizado no Centro Integrado de Atenção a Pessoa com Deficiência – Mestre Candeia – CIAD, localizado no Centro do Rio de Janeiro. O grupo também participou de reunião no Núcleo de Tecnologias Solidárias - SOLTEC/UFRJ que está articulando a realização do Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária.

O Seminário foi promovido pela Casa Brasil em parceria com a secretaria Nacional de Economia Solidária, prefeitura do Rio e a Previdência Social. Núcleo de Tecnologias Solidárias - SOLTEC/UFRJ está articulando a realização do Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. O evento tem como objetivo difundir e debater o uso das tecnologias voltadas para o desenvolvimento social e o fortalecimento de uma economia que tenha como valor central o ser humano.

O Seminário abordou temas sobre economia solidária, como uma nova forma de organizar o trabalho e a economia; o Projeto Casa Brasil que promove projeto de ampliação da cidadania por meio da inclusão digital, inclusão social e geração de renda; qualificação da pessoa com deficiência e seu encaminhamento ao mercado de trabalho, entre outros assuntos.

Durante o seminário foi realizada também a I Feira Solidária – Mestre Candeia, com a participação do grupo de trabalho da Casa Brasil, das oficinas de geração de renda das secretarias Municipais do Rio de Janeiro, instituições, cooperativas convidadas e atividades culturais.

- As ações da Incubadora de Cooperativas de Macaé estão voltadas para os princípios da auto-gestão, cooperação, sustentabilidade econômica, social e ambiental num cenário social antagônico e de certa forma, pouco favorável a um novo modo de produção que venha privilegiar o ser humano em vez do capital. Portanto é muito importante a participação dos envolvidos neste movimento, para que a equipe da Incubadora apresente um ágil desempenho e com mais produtividade -, informou a gerente executiva da Incubadora de Cooperativas da secretaria Executiva de Trabalho e Renda, Maria Amélia Gonçalves.

A reunião realizada no SOLTEC/UFRJ contou com a participação de representantes de movimentos sociais, organizações não governamentais, sindicatos, conselhos profissionais, universidades e cidadãos para discutir