Equipe do Escritório de Gestão de Macaé começa a desenvolver ações

01/10/2009 11:25:56 - Jornalista: Simone Noronha

Foto: Cris Costa

Equipe conheceu detalhes do sistema do EPG-Rio

Com o termo de cooperação técnica do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam) assinado na semana passada com o governador Sérgio Cabral, o Escritório Permanente de Gestão (EPG) da prefeitura de Macaé já está trabalhando na implantação de novas ferramentas de trabalho. Ligado à Câmara Permanente de Gestão (CPG), o EPG tem como principal missão exercer o controle de todos os convênios assinados pelo município nas esferas estadual e federal.

Nesta quinta-feira (30), a equipe visitou o EPG-Rio, antecipando parte do treinamento que será dado a outros 60 municípios fluminenses a partir da próxima semana. Participaram da visita o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, o coordenador do EPG-Macaé, Hermeto Didonet, o gerente de Cidade Digital da CPG, Juvêncio Papes, o gerente de Tecnologia da Informação, Valdir Matos, Márcia Loureiro, do EPG, e Marcos Lemos, da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Macaé.

- Como mesmo antes da assinatura da inclusão de Macaé no Pecam já havíamos implantado o nosso EPG, agendamos uma visita ao Escritório do Governo do Estado para conhecer mais de perto as ferramentas técnicas que vamos trabalhar daqui para frente. E o que vimos mostrou que estamos no caminho certo, disse Romulo Campos.

A equipe do EPG-Macaé foi recebida pelo coordenador geral o EGP-Rio, José Cândido Muricy, pela superintendente de Projetos Estruturantes do órgão, Fernanda Penedo, e pela assessora de Convênios, Carla Nóbrega. O coordenador do EPG-Macaé, Hermeto Didonet, explicou que o município já estava desenvolvendo através da Secretaria de Ciência e Tecnologia um software de desenvolvimento de projetos.

- Ficamos contentes de ver que o sistema que o EPG-Rio já utiliza é bem parecido com o que estamos desenvolvendo, nos mesmos moldes do programa MS Projet. Com esta ferramenta, será possível acompanhar os passos de todos os convênios em andamento no município, exercendo um maior controle e evitando a inadimplência, explicou.

Paralelamente ao desenvolvimento do novo sistema, a equipe do EPG já está trabalhando no diagnóstico completo de todos os convênios em andamento da prefeitura com os governos estadual e federal. Já foi feito levantamento nas secretarias de Assistência Social e Educação. As próximas secretarias atendidas serão as de Saúde, Obras e Meio Ambiente, além da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emopi).

- Com todo o diagnóstico nas mãos, vamos jogar os dados dos convênios no software, e a partir daí, a prefeitura terá uma excelente ferramenta para acompanhar o desenvolvimento de cada um. O controle dos convênios continua nas secretarias. O EPG vai ser um apoio ao município para que tudo seja feito de forma mais organizada, evitando perdas e até mesmo conseguindo mais recursos externos, explicou Romulo Campos.