Equipe do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda realiza diversas ações

14/09/2009 16:18:42 - Jornalista: Cláudia Massad

A equipe do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal, realizou esta semana, ação para retirada de armadilhas no distrito serrano de Serra Escura até o Parque Municipal do Atalaia. Foram encontradas diversas armadilhas para pássaros, como arapuca, que é feita com pequenos pedaços de gravetos; alçapão; lacinho; ratoeira e armadilha para tatu.

Vários animais silvestres foram resgatados feridos e levados para o veterinário da Prefeitura de Macaé. A equipe do Grupamento de Meio Ambiente da Guarda de Macaé tem participado de ações para proteger restingas e reservas, com retiradas de armadilhas e proteção da fauna e flora; combate a desmatamentos e incêndios; salvamento de animais silvestres e patrulhamento nos bairros do município.

O Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Macaé foi criado em 2007, e possui 36 agentes. Todos do grupamento trabalham com uniformes camuflados e em regime de plantão, atendendo a população 24 horas.

Incêndio na Ponte do Baião

Outra ação do Grupamento esta semana foi o combate a incêndio em fazenda próxima a Ponte do Baião, na Bicuda Pequena, que queimou área equivalente a cinco campos de futebol.

O gerente do Grupamento, Madson Nazareno explicou como foi o incêndio.

- O incêndio em Bicuda Pequena foi de grande proporção, necessitando de nove horas de muito trabalho para que o fogo não atingisse fragmentos da mata Atlântica, que fica perto da Reserva Biológica União – Rebio União. Diversos animais foram mortos pelo fogo, disse Madson.

Neste fim de semana também foi combatido incêndio na Restinga da Praia do Barreto.

Patrulhamentos

Os guardas ambientais também intensificaram o patrulhamento no bairro Imbetiba e no Mirante da Lagoa. Além disso, outra equipe promove educação ambiental na área de restinga adjacente à Lagoa de Imboassica, área de acesso à praia das Pedrinhas. Desde julho, por determinação do Ministério Público Federal em Macaé, está proibido o tráfego de veículos automotores á praia das Pedrinhas.

Qualquer denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-2820949 ou 2773-0466 ou 153.