Equipe do Meio Ambiente resgata tartaruga marinha em extinção

30/06/2009 14:57:33 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Divulgação

Tartaruga foi encaminhada ao Tamar

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) de Macaé resgatou esta semana uma tartaruga marinha da espécie Cabeçuda. De acordo com informações da bióloga do setor de Fauna da Secretaria, Carmem Daumas, o animal recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado na tarde desta segunda-feira (29), para o Protejo Tamar da Petrobras, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes.

Ela conta que o animal era jovem e media em torno de 25 centímetros. A tartaruga estava bastante debilitada quando chegou à secretaria.

- A tartaruga cabeçuda está em extinção e ela poderá crescer até um metro de diâmetro. Ela deve ser preservada para garantir que novas tartaruguinhas nasçam- acrescentou.

A bióloga diz ainda que é muito importante a participação da sociedade, quando encontrar um animal, principalmente se ele estiver na lista de espécies em extinção.Quem encontrar um animal, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, pelo telefone: (22) 2762-4802, setor de Fauna.

A tartaruga Cabeçuda é a que ocorre em maior número no Brasil e a que faz o maior número de desovas em nossas praias, tem a cabeça proporcionalmente maior do que as outras espécies, chegando a medir 25 centímetros e é também chamada de tartaruga mestiça. Seu dorso é marrom e o ventre é amarelado.

A carapaça tem medida curvilínea média de 110 centímetros de comprimento e o peso médio do animal é de 150 kg, embora alguns exemplares cheguem a 250 quilos. A carapaça possui 5 pares de placas laterais, sendo que as placas são justapostas, a coloração é marrom-amarelada, a cabeça possui 2 pares de placas (ou escudos) pré-frontais e o tamanho é grande e relativamente desproporcional ao corpo.

Esta espécie é onívora, podendo se alimentar de crustáceos, principalmente camarões, moluscos, águas-vivas, hidrozoários, ovos de peixes e algas. Habitam normalmente profundidades rasas até cerca de 20 m. Existem registros de mergulhos até cerca de 230 m de profundidade. Suas mandíbulas poderosas lhe permitem triturar as conchas e carapaças de moluscos e crustáceos.