Equipe do Programa do Livro Didático homenageia professores

14/10/2009 17:24:45 - Jornalista: Joice Trindade

A comemoração desta quinta-feira (15), data em homenagem ao Dia do Professor, foi antecipada pela Coordenação do Programa do Livro Didático da Secretaria de Educação de Macaé, que realizou nesta quarta-feira (14), mais uma etapa do projeto “Livro Didático - Interfaces do Professor”, com a integração de cerca de 50 professores da rede municipal de ensino.

Presente no evento, a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, anunciou que os professores da rede municipal de ensino vão receber a partir desta quarta-feira, dia do Professor agendas produzidas pela prefeitura.

- Resolvemos distribuir este material a partir desta data para presentear nossos profissionais com uma agenda simples e singela, contendo poema elaborado por uma pessoa da nossa rede, uma carta de minha autoria, além de fotos que separam os meses do ano apresentando os momentos da secretaria de Educação seus projetos e unidades. Estou muito satisfeita e dedico este material a todos os professores, ressaltou, emocionada.

A secretária de Educação divulgou também que neste dia do professor em Macaé serão espalhados outdoors com a frase “Educação nossa maior riqueza”.“Nosso ideal é a conscientização de que Macaé não seja apenas conhecida como a capital do Petróleo, mas do saber e do conhecimento, onde só não estuda quem não quer. Qualquer sociedade em qualquer época necessita da Educação, que representa vida, solidariedade, gente, sentimento e saber”, afirmou.

No decorrer da programação, a secretária de Educação e coordenadora do programa Livro Didático, Rose Mary Thomas, entregaram certificados e placas para as professoras premiadas com ações desenvolvidas nas escolas, através do projeto “Livro Didático: Interfaces do Professor”.

- Os profissionais da Educação estão de parabéns. As metas estabelecidas em fevereiro para a rede municipal de ensino estão sendo cumpridas. Tudo isso, em virtude do empenho e envolvimento de todos da secretaria de Educação. Os professores deste projeto estão de parabéns, pois eles estão atuando para a valorização da leitura, disse.


Planejamento- Para homenagear e contribuir na atuação dos professores foram entregues kits pedagógicos com pen drive, ferramenta que está sendo utilizada no processo de digitalização das unidades. O kit também contêm caderno e material para planejamento de aula, além do livro “Princesas Africanas”.

A ocasião também foi marcada por comunicados do programa; orientações a respeito da utilização dos livros; estratégias pedagógicas para a criança melhor aprender, além da intensificação de campanhas educativas sobre conserto, manuseio e devolução do livro. Os participantes também foram informados sobre o recebimento dos livros didático para o próximo ano e das necessidades de material didático para 2010.

De acordo com Rose Mary Thomas o projeto “Livro Didático: Interfaces do Professor’ é mais uma prova do trabalho árduo, que se volta para a cidadania e incentivo da leitura e cuidados com o material didático.” Esta é a nossa meta levar para criança cidadania, valores e bem estar. Vamos continuar com este projeto piloto e as campanhas educativas no próximo ano”, destacou.

Já as professoras participantes Elinéa Xavier Costa e Isaura da Rocha, professoras do Balneário Lagomar frisaram que este projeto só fez o bem para a escola. “Desenvolvi ações voltadas para a importância do livro didático através de leituras diversas, principalmente literatura”, contou.

Já a professora do Colégio Municipal do Sana, Suze Couto, esclareceu que através de uma ação voltada para o tema “Importância do Livro Didático”, trabalhei a leitura, escrita, confecção de cartazes, que resultou na produção de um DVD para toda a escola”, comentou.


Interfaces do Professor- O projeto será encerrado no dia oito de dezembro, às 9h com entrega de certificados e avaliação a respeito do curso. A intenção é promover campanha de conscientização nas escolas municipais para utilização, conservação e devolução do Livro Didático, visando o seu cuidado. “Queremos contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem e formação necessárias à construção da cidadania”, ressaltou.