Equipe técnica de Macaé se prepara para implantar novo Restaurante Popular

11/10/2007 15:43:36 - Jornalista: Equipe Secom

A Prefeitura de Macaé enviará sua equipe técnica local, responsável pela elaboração e execução dos Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na implantação do novo Restaurante Popular, para treinamento e capacitação, que acontecerá em Santo André, (SP), na próxima quarta-feira (17). A notícia de que o município foi selecionado para receber uma unidade de Restaurante Popular com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi recebida pelo secretário Especial de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira, por ter ciência do ganho social do município.

- A nova unidade de Restaurante Popular será instalada na Aroeira, bairro que tem população residente estimada hoje, conforme pesquisa do Macaé Cidadão, de 26.618. A escolha deste bairro foi estratégica por se uma área em franco desenvolvimento, em virtude do deslocamento de órgãos e autarquias públicas, tais como o futuro terminal rodoviário, o atual Quartel da Guarda Municipal, o Hospital Público Municipal (HPM) e outros serviços existentes, declarou o secretário, que acompanhará a equipe técnica local no treinamento na próxima semana.

A equipe tem como gestora Pública Local Rossana Ferreira Vianna Siqueira, e é composta ainda pela nutricionista Débora Menezes Salles Peçanha; a assistente social, Leni Rangel e arquiteto, Alexandre Luiz Peixoto. No encontro de Santo André serão apresentadas as diretrizes técnicas e financeiras para o desenvolvimento dos projetos, além de serem abordados aspectos conceituais e técnicos relacionados à localização, aos beneficiários, à funcionalidade, ao dimensionamento e aos custos dos programas.

A programação da capacitação do MDS prevê apresentação do Sistema Alimentar Nutricional (SAN) e das diretrizes e roteiros de implantação dos programas do MDS, na parte da manhã. Já de tarde serão passadas instruções para celebração de Contratos de Repasse, bem como orientação técnica de arquitetura e engenharia.

No Estado do Rio de Janeiro, além de Macaé, o município de Angra dos Reis foi habilitado e receberá uma unidade de Restaurante Popular. Puderam participar estados e municípios com população superior a 100 mil habitantes interessadas em promover o aumento da oferta de alimentos seguros e refeições saudáveis, a preço acessíveis (em média R$ 1, onde é alta a concentração de trabalhadores informais e formais de baixa renda, aposentados, estudantes e moradores de rua. Com isso foram habilitadas e selecionadas, ainda, propostas do Estado de Alagoas; e pelos municípios de Santana, no Amapá; Sobral, no Ceará; Alfenas e Teófilo Otoni, em Minas Gerais; Ananindeua, no Pará; Curitiba e Ponta Grossa, no Paraná; e Barretos, em São Paulo.

Objetivo do Restaurante Popular

O serviço público oferecido pelo Restaurante Popular está direcionado à população que realiza sua principal refeição fora do domicílio, devendo estar localizado, preferencialmente, nos grandes centros e periferias urbanas, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, como, por exemplo: trabalhadores informais e formais de baixa renda, aposentados, estudantes, beneficiários de projetos assistenciais, moradores de rua, entre outros.