Equipe técnica do estado e da prefeitura visitam área para instalação da UPA e da Clínica da Família

11/09/2009 18:02:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

UPA vai fazer os primeiros atendimentos, desafogando assim unidades como o HPM

Os secretários de Saúde e Obras de Macaé, Eduardo Cardoso e Tadeu Campos, receberam esta semana a equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil para verificar algumas áreas no município para implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Clínica da Família.

O grupo percorreu alguns bairros como Barra, Aeroporto e Lagomar. Segundo Eduardo, a escolha, que será anunciada pelo prefeito Riverton Mussi em breve, seguirá alguns critérios técnicos como a densidade populacional e acesso aos serviços. “A UPA tem capacidade de atender 500 pessoas por dia. É um serviço de pronto-atendimento que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana”, disse.

Eduardo ressaltou ainda que a parceria entre o município e o governo estadual na implantação desta nova unidade será um reforço para a rede municipal de saúde, pois a UPA funciona como uma unidade intermediária entre a atenção básica e os cuidados hospitalares. “A unidade será equipada tanto para atender a pequenas e médias emergências quanto a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital”, explicou.

A Clínica da Família também funcionará de forma que os moradores não precisem se deslocar para outros bairros para receberem atendimento médico especializado. “A missão do governo municipal é proporcionar à população um atendimento de qualidade, integral e resolutivo, e principalmente de fácil acesso”, garantiu.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, disse que já enviou para secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil a planta com a medida das áreas visitadas para que a partir daí os engenheiros e arquitetos possam montar o projeto.

O prefeito Riverton Mussi esteve no início deste mês com o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no Rio, onde ficou definido que a implantação da Unidade de Pronto-Atendimento Macaé será implantada ainda este ano. O município vai disponibilizar para o Estado a área para a instalação da UPA, que terá sistema modular. O custeio até junho de 2010 também ficará por conta da prefeitura.