Esane amplia abastecimento de água no Sana

06/02/2015 12:42:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Moisés Bruno

Ações visam ampliar captação de água no distrito serrano

Conhecido em todo país por suas belezas naturais e exuberância de suas águas, além de ser visitado por turistas de toda parte, não só em feriados ou período de férias, mas durante todo ano, o distrito serrano do Sana recebe ações para ampliar o abastecimento de água na localidade, que tem registrado redução gradativa da disponibilidade hídrica dos mananciais atuais (córrego do Palmital e córrego da Glória), por falta de chuva e consumo excessivo.

A localidade é área de proteção ambiental, por isso, a Esane participou de reuniões do Conselho Gestor da Apa do Sana (Sanapa). O intuito foi discutir as ações mais adequadas para ampliar a oferta de água sem causar transtornos ou agressões ao meio ambiente. A Esane, por meio de equipe técnica, apresentou proposta de implantação de uma adutora de água bruta no Córrego Peito de Pombo. Com a aprovação, a empresa começou a executar os serviços que começaram esta semana. A ação demanda um criterioso trabalho de equipe, pela distância do córrego, de mais de 1.700 metros. A previsão é concluir as atividades em 10 dias.

Essa adutora de água bruta consiste na instalação de 1.450 metros de tubo de polietileno de alta densidade, fornecidos em bobinas de 100 metros, tendo como características ser atóxico, ter elevada resistência ao impacto e abrasão, flexibilidade, imune às corrosões química e galvânica e, ainda, propiciar maior velocidade da obra. De acordo com informações da Esane, outra grande vantagem do uso desse tubo é a redução no uso de conexões hidráulicas, pois são soldados um ao outro por eletrofusão, com fusão das superfícies interna e externa, realizada por meio de equipamento elétrico portátil.

Além da instalação da adutora de água bruta, está sendo finalizada a captação de água localizada em trecho do córrego do Peito de Pombo, acima dos locais frequentados pelos turistas e uma propriedade particular. Essa captação possuirá grade telada, para evitar entrada de folhas, galhos e outros materiais na tubulação e drenos de limpeza. Ao longo da adutora será instalada caixa aliviadora de pressão e registro de descarga, evitando o acúmulo de materiais sólidos. A vazão total a ser captada será de aproximadamente 8 litros por segundo, atendendo aproximadamente 3,2 mil pessoas e também apta à demanda do distrito.

Com essas melhorias realizadas no Sana, o sistema de abastecimento de água será normalizado, ou seja, a vazão captada será suficiente para atender os imóveis na sede do 6º distrito, com o uso desse novo manancial. O uso racional da água deve ser redobrado.

- É necessário que se saiba que vivemos ciclos hidrológicos e que a água, finita, está cada vez mais rara e cara. A colaboração da população é importante, evitando o desperdício, diz o presidente da Esane - , Marcos Muffareg.

Em relação à ação, a Esane coloca que o longo período de estiagem em 2014 ocasionou impactos nas sub-bacias hidrográficas da região serrana de Macaé, principalmente, nos mananciais utilizados para captação e abastecimento de água, com reduções significativas, chegando, em alguns pontos, em média, a 60%. Para manter a regularidade dos sistemas de abastecimento de água nos demais distritos serranos, a Esane tem realizado limpeza e análise da água fornecida à população.


Fotos Relacionadas